O Sporting, conjunto onde milita o internacional moçambicano Geny Catamo, é campeão no sofá. Depois de ter vencido o Portimonense no sábado, ao marcar três golos sem resposta, a equipa de Rúben Amorim precisou de esperar pelo resultado do Benfica, que neste domingo (05) perdeu com o Famalicão (0-2).
É o primeiro título do extremo moçambicano em território luso, que também foi a grande surpresa dos leões nesta temporada, após ter passado por vários empréstimos, sem sucesso, aproveitou os problemas físicos do espanhol Fresneda e as limitações claras de Esgaio para ganhar lugar na ala direita.
A época de sonho de Catamo teve a confirmação no último dérbi com o Benfica (2-1), com o jogador formado no Maxaquene a marcar os dois golos do Sporting, que abriram a reta final para o título dos “leões”.
Ruben Amorim conquista, assim, o segundo título de campeão da I Liga Portuguesa de Futebol ao serviço do Sporting, depois de já o ter conseguido em 2020/21, contando ainda uma Supertaça e duas Taças da Liga celebradas de leão ao peito.
Ao fim de 32 jornadas, e ainda com duas por disputar, o Sporting garantiu o troféu com 27 vitórias, três empates e duas derrotas e uma diferença de golos que mostra bem o domínio leonino ao longo de 2023/24: ao todo são 92 golos marcados e apenas 29 sofridos.
Além de se ter sagrado campeão português, o Sporting terá a oportunidade de celebrar, a 26 de Maio, uma dobradinha que escapa ao clube desde 2001/02 quando defrontar o F. C. Porto na final da Taça de Portugal.