Vitória da Atalanta frente ao Torino dá grande ajuda aos encarnados; confira os possíveis adversários dos encarnados, que vão estar no pote 2 do sorteio, na nova Liga dos Campeões

O Benfica já tem assegurada a presença na fase de liga da nova Liga dos Campeões em 2024/25 e um encaixe a rondar os 40 milhões de euros. Tudo porque, este domingo, a Atalanta não defraudou as expectativas dos benfiquistas e venceu o Torino, em casa, por 3-0, na última jornada da Serie A, garantindo que vai ser, pelo menos, 4.ª classificada no campeonato italiano. E até poderá subir ao 3.º, neste momento na posse da Juventus.

Desta forma, a vaga de vencedor da Liga Europa que a equipa de Bérgamo utilizaria caso ficasse fora dos quatro primeiros irá para o clube com melhor ranking nas pré-eliminatórias, neste caso o Benfica.

A derrota do Bolonha em Génova (0-2), na passada sexta-feira, abriu caminho a que uma vitória da Atalanta nos dois jogos que lhe faltavam até final da temporada – defrontará ainda a Fiorentina, no próximo domingo, e, em caso de vitória, chegará ao pódio, ultrapassando a Juventus – fosse suficiente para assegurar lugar no top4.

Assim, o Benfica entrará direto na Champions e quem ‘chora’ este resultado da Atalanta é a Roma, que se apuraria para a prova milionária caso La Dea ficasse fora dos quatro primeiros do campeonato. Também o Slavia Praga, da República Checa, e o Salzburgo, da Áustria, beneficiaram com este triunfo da Atalanta, já que irão disputar a 3.ª pré-eliminatória da Champions, ao invés de entrarem em prova na 2.ª.

BENFICA NO POTE 2, OS POSSÍVEIS ADVERSÁRIOS


A partir de 2024/25, a Liga dos Campeões vai mudar de formato, passando a ser disputada numa liga apenas, de 36 equipas, onde as oito primeiras garantem lugar nos oitavos de final e outras 16 disputarão um ‘play-off’ para ver quem se junta a estas, algo que já acontecia na Liga Europa e na Liga Conferência, por exemplo.

Cada equipa vai fazer oito jogos na fase de liga, quatro em casa e quatro fora, sempre contra adversários diferentes e dois de cada pote: quer isto dizer que, na prática, o pote em que se entra no sorteio perde importância. O Benfica estará no 2, enquanto o Sporting, o outro representante português na prova, ainda terá de esperar para saber onde fica integrado.

POTE 1: Manchester City, Bayern Munique, Real Madrid, PSG, Liverpool, Inter Milão, Borussia Dortmund e Leipzig

POTE 2: Bayer Leverkusen, Atlético Madrid, Atalanta, Juventus, BENFICA e Arsenal

POTE 3: PSV, Dínamo Zagreb, Estrela Vermelha e PAOK

POTE 4: Celtic, Mónaco, Aston Villa, Bolonha, Girona, Estugarda, Sturm Graz e Brest

AINDA SEM POTE DEFINIDO, DEPENDENTE DAS PRÉ-ELIMINATÓRIAS: Barcelona, Shakhtar Donetsk, Milan, Feyenoord e SPORTING