O desporto moçambicano, no geral, e o futebol, em particular, estão de luto. Abdul Hanane, ex-presidente do Benfica de Nampula, instrutor da Confederação Africana de Treinadores de Futebol (CAF), empresário desportivo e coordenador de eventos em Nampula, faleceu ontem vítima de doença.

Os restos mortais de Hanane foram sepultados ontem à tarde no cemitério municipal da Faina. Yoosen Abdul Hanane, um dos filhos do falecido, relatou ao jornal “Ikweli” que o pai estava com problemas de estômago nos últimos dias, mas parecia estar bem. No entanto, à noite, ele voltou a sentir dores abdominais, tossindo sangue e com dificuldade em respirar. O médico diagnosticou a presença de líquido nos pulmões, o que acabou por levar à sua morte.

Além de ser empresário desportivo, Hanane investiu na formação de jovens talentos, dando-lhes oportunidades para crescer e destacar-se no mundo do desporto. Também foi membro da Assembleia Municipal da Cidade de Nampula pelo partido Frelimo e professor de língua portuguesa na Escola Secundária de Nampula.

O secretário de Estado de Desporto, Carlos Gilberto Mendes, lamentou profundamente a perda de Abdul Hanane, descrevendo-o como uma figura emblemática do desporto moçambicano.

O governador de Nampula, Manuel Rodrigues, reconheceu os feitos de Abdul Hanane, destacando o seu papel fundamental no desenvolvimento do desporto na província. Rodrigues expressou condolências à família e elogiou as contribuições de Hanane para revitalizar o desporto motorizado e promover diversas atividades desportivas em Nampula.