Notificação foi feita a 19 de abril, mas a antiga administração da SAD escondeu a pena

O FC Porto comunicou ao mercado, esta terça-feira, a pena que lhe foi aplicada a 19 de abril pela UEFA.

“A Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD informa, para os efeitos do disposto no número 1 do artigo 17.º do Regulamento (UE) n.º 596/2014 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 16 de abril, que foi notificada pela UEFA, no dia 19 de abril de 2024, da decisão do UEFA Club Financial Control Body relativa ao incumprimento de determinadas normas do regulamento de licenciamento e sustentabilidade financeira da UEFA, sendo que a UEFA apenas procedeu à publicação dessa decisão no dia 17 de maio de 2024”, escreveu a nova administração da SAD, liderada por Pinto da Costa.

A decisão impõe uma multa à Futebol Clube do Porto – Futebol, SAD no valor de €1,500,000.00, bem como uma pena suspensa de exclusão por uma época desportiva das competições UEFA em caso de novo incumprimento destas normas nas próximas duas épocas.

Recorde-se que o FC Porto foi notificado desta sanção bem antes do ato eleitoral de 27 de abril, mas a administração da SAD, então liderada por Pinto da Costa, escondeu-a e o ex-presidente chegou mesmo a negá-la depois de noticiada por Record. Em suma, a anterior administração nunca comunicou a pena à CMVM e foi atual, conduzida por André Villas-Boas, que o fez agora.

Há um mês, numa nota publicada no site oficial do FC Porto, foi a direção de André Villas-Boas, antes de tomar posse na sociedade anónima desportiva, quem esclareceu que a SAD tinha sido notificada pela UEFA.