Bélgica e Roménia defrontam-se durante a noite deste sábado, a partir das 20 horas (horário de Portugal continental), em jogo a contar para a segunda jornada do Grupo E do Campeonato da Europa de futebol, num encontro que colocará frente a frente duas seleções que arrancaram de forma bem distinta esta competição.

A Bélgica foi a primeira (e única) grande desilusão da primeira jornada, depois de ter perdido na estreia 0-1 frente à Eslováquia. Por sua vez, a Roménia deixou a primeira grande sensação da prova, após ter derrubado a Ucrânia, por 3 bolas a 0!

Com isto, as contas são fáceis, a Roménia lidera com 3 pontos, seguida pela Eslováquia, enquanto a Bélgica parte em busca dos primeiros pontos para se manter viva na corrida à qualificação. A partida, essa, será disputada no RheinEnergieStadion, um recinto que fica localizado em Colónia e que tem capacidade para receber até 43 mil adeptos nas bancadas.

Qual é o prognóstico para o jogo de futebol entre Bélgica e Roménia?


O prognóstico do jogo entre Bélgica e Roménia é: Bélgica/Empate e Ambas marcam

Probabilidades segundo o nosso algoritmo* dos diferentes prognósticos de futebol 1X2 possíveis e as melhores odds para o jogo de 22/06/24 entre Bélgica e Roménia da Euro:

O algoritmo calcula uma probabilidade de 45.12% para o prognóstico vitória do Bélgica contra o Roménia
A probabilidade para o prognóstico empate entre Bélgica vs Roménia é de 35.98%
O nosso modelo de previsões dá 18.91% de hipóteses para uma aposta na vitória de Roménia vs Bélgica

O momento de forma de Bélgica e Roménia


Classificação

Os últimos resultados de Bélgica e Roménia

Bélgica – Roménia: Análise ao momento de forma

Os belgas, 3.º classificados do ranking FIFA, defraudaram completamente as expectativas que os adeptos tinham para a estreia neste Campeonato da Europa ao saírem derrotados pela Eslováquia, por 1-0, num jogo em que a sorte também não esteve do lado dos diabos vermelhos, que viram o VAR anular dois golos a Romelu Lukaku. 

Nesse encontro, a Bélgica dominou em todos os parâmetros estatísticos, à exceção de cinco muito específicos: pontapés de livre (11 contra 16), pontapés de canto (5 contra 7), defesas do guarda-redes (3 contra 5), interseções bem sucedidas (13 contra 18) e alívios (10 contra 13). Ganhou em Golos Esperados (1.97 contra 0.58), posse de bola (56% contra 44%), tentativas de golo (15 contra 10), remates à baliza (5 contra 4), remates bloqueados (6 contra 2)… enfim, domínio não faltou, como podemos ver. Faltou apenas concretizá-lo.

A derrota contra a Eslováquia teve ainda outro dado a destacar: foi a primeira que os diabos vermelhos sofreram em 15 jogos consecutivos, colocando assim um ponto final numa sequência muito positiva que a seleção belga vinha a atravessar. Veremos como irão responder nesta segunda jornada, em que vencer é quase obrigatório para manter viva a esperança de avançar para os oitavos de final do Euro’2024.

A derrota contra a Eslováquia foi a primeira que a Bélgica sofreu em 15 jogos consecutivos

Do outro lado teremos uma Roménia que também surpreendeu no jogo inaugural do torneio… mas por bons motivos. Os romenos, atuais 46.º classificados do ranking FIFA, superiorizaram-se diante da Ucrânia, 22.ª colocada do ranking FIFA, com um 3-0 sem espinhas, que provocou alguns tumultos no seio da seleção ucraniana. De acordo com a imprensa internacional, mais concretamente a alemã, os jogadores da Ucrânia expulsaram o selecionador Sergiy Rebrov do balneário para juntos falarem sobre a derrota sofrida. O ambiente parece estar de cortar à faca…

Voltando à Roménia, foi a primeira vitória da seleção romena nos últimos cinco jogos. Antes disso, no caminho rumo à fase final do Euro’2024, tinha registado três empates (Irlanda do Norte, Bulgária e Liechtenstein) e uma derrota (Colômbia), resultados que colocavam em dúvida o desempenho da equipa neste Europeu. A verdade é que não havia melhor forma de arrancar o torneio…

Os últimos onzes oficiais de Bélgica e Roménia

Desfalques

Análise dos plantéis (equipas)

Frente à Eslováquia, no primeiro jogo neste Grupo E, a Bélgica alinhou num esquema de 4-2-3-1, com Casteels na baliza e uma linha de quatro defesas composta por Castagne (à direita), Faes (ao centro), Debast (ao centro) e Yannick Ferreira Carrasco (à esquerda) – sim, o extremo alinhou como lateral/ala.

No meio-campo, Onana e Mangala eram os médios de suporte ao trio mais avançado: Trossard (à direita), Kevin de Bruyne (ao centro) e Doku (à esquerda). Lá na frente, Romelu Lukaku era o homem-referência. Ainda jogaram Bakayoko, Tielemans, Openda e Lukebakio. De facto, as duas maiores estrelas belgas, De Bruyne e Lukaku, vão ter que mostrar muito mais para levar a Bélgica a pontuar frente a uma Roménia mais motivada do que nunca.

Lukaku e De Bruyne desiludiram imenso no primeiro jogo da Bélgica

Já a Roménia apresentou-se com o habitual 4-1-4-1 que tanto caracteriza esta equipa e que deu frutos durante a fase de qualificação para este Europeu. Com Nita na baliza, os romenos alinharam ainda de início com uma linha de quatro defesas composta por Ratiu (à direita), Dragusin (ao centro), Burca (ao centro) e Bancu (à esquerda), seguida de uma linha média com Marin a desempenhar funções de médio de contenção e de apoio aos quatro da frente: Man (à direita), Marin (ao centro), Stanciu (ao centro) e Coman (à esquerda). Dragus foi a referência do ataque. Frente à Ucrânia, entraram ainda Hagi, Mihaila, Rus, Puscas e Racovitan.

Se quisermos olhar ainda para o confronto direto entre as duas seleções, constatamos um dado relativamente curioso, isto porque a Roménia tem vantagem no confronto direto recente, tendo vencido três dos últimos cinco jogos disputados contra a Bélgica, que saiu vitoriosa nos restantes dois. Contudo, não podemos deixar de sublinhar que duas das três vitórias dos romenos aconteceram no milénio transato, antes de 2000. Ainda assim, o último encontro entre ambas terminou com um triunfo da Roménia. Aconteceu em 2012 e terminou 2-1.

Bélgica – Roménia: as estatísticas (Euro)

Os pontos chave do prognóstico Bélgica – Roménia

  1. Registaram-se mais de 2.5 golos em 3 das últimas 4 vezes que Bélgica e Roménia se defrontaram.
  2. Ambas as seleções marcaram em 3 das últimas 4 vezes em que se defrontaram.
  3. Registaram-se mais de 2.5 golos em 2 dos últimos 4 jogos disputados pela Roménia.
  4. Bélgica não sofre 2 derrotas consecutivas em jogos oficiais desde outubro de 2021, há quase 3 anos.
  5. Registaram-se mais de 2.5 golos em 2 dos últimos 4 jogos disputados pela Bélgica.

O nosso prognóstico do Bélgica – Roménia

Apesar de a Bélgica ter tido uma entrada em falso neste Europeu, acreditamos que os belgas estarão mais do que decididos a demonstrar uma imagem completamente diferente no duelo contra a Roménia, uma seleção que arrancou de forma absolutamente espetacular com um triunfo surpreendente sobre a favorita Ucrânia.

O histórico recente de duelos entre as duas seleções é ligeiramente favorável aos romenos, mas a verdade é que Bélgica e Roménia não se têm defrontado assim tantas vezes neste milénio (aconteceu apenas duas vezes, com um triunfo para cada lado). Ainda assim, não podemos deixar de frisar a tendência que existe para as duas seleções marcarem sempre que se defrontam. O nosso prognóstico para o Bélgica-Roménia: Bélgica/Empate e Ambas marcam.

Prognósticos alternativos para o Bélgica – Roménia

Ambas marcam

Tal como já tivemos oportunidade de referir, por norma, os jogos entre Bélgica e Roménia reservam-nos golos das duas seleções. Assim aconteceu em três das últimas quatro vezes em que os dois países se defrontaram. Acreditamos que, pelo que está em jogo, quer para uma quer para outra seleção, que podemos estar aqui perante mais um cenário de possível ambas marcam. O nosso prognóstico para o Bélgica-Roménia: Ambas marcam.