Exibição do guarda-redes no Euro 2024 muito elogiada e ingleses até já o veem a defender em Manchester; Samuel Soares é aposta firme mas águias estudam n.º 2 de outra dimensão

Anatoliy Trubin, o número 1 da baliza do Benfica, destacou-se ao ser titular e realizar uma grande exibição na vitória da Ucrânia por 2-1 frente à Eslováquia, no Grupo E do Euro 2024. Trubin foi considerado pelos adeptos o melhor jogador em campo, sendo elogiado pela crítica e pelo selecionador ucraniano, Serhiy Rebrov. “Trubin mereceu jogar. Esteve muito calmo e poderia ter sido titular antes”, disse Rebrov.

Em Inglaterra, a publicação FourFourTwo destacou as qualidades de Trubin, sugerindo que ele seria uma “boa opção para uma mudança para a Premier League”, apontando mesmo o Manchester City como um potencial destino, ligando-o a Ederson Moraes, guarda-redes brasileiro que trocou o Benfica pelo City em 2017.

Acompanhe tudo sobre transferências na nossa lista de mercado

Curiosamente, no início da última temporada, a representante de Trubin, Maryna Andriienko, comentou de forma premonitória: “Será interessante acompanhar a situação dos guarda-redes da Premier League no próximo verão. Temos uma excelente oportunidade de provar o nosso valor […] Não posso dizer muito mais…”

Em Espanha, a Marca publicou um artigo centralizado em Trubin, vendo-o a “seguir os passos de Ederson e Oblak”, este último guardião esloveno do Atl. Madrid que também se destacou com a camisola das águias.

Anatoliy Trubin já era apreciado quando o Benfica o contratou ao Shakhtar no início da época passada por €10 milhões, antecipando-se aos italianos do Inter. Agora, após a grande exibição na vitória da Ucrânia, ganhou ainda mais destaque na montra do futebol europeu.

Perante este cenário, a SAD do Benfica é aconselhada a ter um plano preparado para a possibilidade, forte, de Trubin sair em breve, mesmo que não já neste verão — o guarda-redes tem contrato até 2028 e cláusula de rescisão de €100 milhões.

Samuel Soares, o número 2 da baliza, é uma aposta firme do Benfica, mas, segundo A BOLA, não se descarta a possibilidade de ser emprestado para jogar com maior regularidade. Se isso ocorrer, a ideia será contratar um guarda-redes de maior dimensão, rodado e que possa assumir a baliza sem risco se não houver Trubin. Como número 3, avançaria André Gomes, jovem de 19 anos da equipa B.

Trubin, recorde-se, deseja estar com a sua seleção nos Jogos Olímpicos de Paris — o torneio decorrerá de 24 de julho a 10 de agosto —, mas é improvável que o Benfica autorize.