Defesa/médio deixa o Basileia e rende mais 1,66 milhões aos cofres da SAD
Uma surpresa neste mercado: após uma época completa no Basileia, onde participou em 26 jogos (e fez 2 golos), Renato Veiga está a caminho do Chelsea! A informação, avançada por Fabrizio Romano, está confirmada por Record.
Veiga, de 20 anos, vai render ao clube suíço 14 milhões de euros fixos, um encaixe que permitirá ao Sporting voltar a faturar com o jogador, que vendeu há um ano para o emblema helvético por 4,6 milhões de euros, reservando o direito a 10% de uma futura transferência.
Ou seja, a SAD leonina irá lucrar diretamente com esta operação 1,4 milhões de euros, um valor ao qual acresce o mecanismo de solidariedade. O bolo total desta compensação é de 5%, o equivalente a 700 mil euros, montante que terá de ser dividido por todos os clubes nos quais Renato Veiga esteve inscrito desde os 12 anos. Ao Sporting caberá uma fatia a rondar os 37,5% dos referidos 700 mil euros, isto é, perto de 262,5 mil euros.
Tudo somado, entre o retorno pelos 10% da mais-valia e o mecanismo de solidariedade, o Sporting verá entrar nos cofres da SAD cerca de 1,66 milhões de euros pela transferência de Renato Veiga do Basileia para o Chelsea.
Há um ano, quando saiu para a Suíça, Renato Veiga tornou-se a venda mais alta de sempre do Sporting entre jogadores que foram formados nos leões mas nunca chegaram a estrear-se na equipa principal. O polivalente jovem treinou-se em diversos momentos com o plantel de Rúben Amorim mas só competiu na equipa B, onde fez 31 jogos entre 2021 e 2023.
Segundo Record apurou, o acordo entre o Basileia e o Chelsea está fechado e poderá incluir ainda bónus, além dos 14 M€ fixos. Veiga fará exames médicos e assinará contrato com os blues de Londres nas próximas horas.