Inglaterra ou Suíça? Qual destas seleções estará nas meias-finais do Euro 2024? Apontada como principal candidata ao título na antecâmara do torneio, a equipa inglesa ainda não convenceu. Do outro lado, o conjunto helvético tem sido uma das sensações e já deixou pelo caminho a campeã europeia Itália.

Apesar de contar com um conjunto de jogadores de altíssimo nível, o técnico dos Três Leões, Gareth Southgate, tem tido dificuldades para encaixar tanto talento em campo e nos oitavos-de-final só não viu a sua equipa ser eliminada pela Eslováquia porque aos 95 minutos Bellingham sacou um coelho da cartola…

Já os helvéticos conjugam como ninguém solidez e irreverência. A formação de Murat Yakin tem qualidade individual em todos os sectores, como se viu nos oitavos-de-final, quando superou a seleção transalpina. Será a Inglaterra a próxima vítima suíça? Consulte o nosso prognóstico para este jogo em Düsseldorf.

Qual é o prognóstico para o jogo de futebol entre Inglaterra e Suíça?

O prognóstico do jogo entre Inglaterra e Suíça é: menos de 2,5 golos.

Probabilidades segundo o nosso algoritmo* dos diferentes prognósticos de futebol 1X2 possíveis e as melhores odds para o jogo de 06/07/24 entre Inglaterra e Suíça da Euro:

  • O algoritmo calcula uma probabilidade de 35.45% para o prognóstico vitória do Inglaterra contra a Suíça 
  • A probabilidade para o prognóstico empate entre Inglaterra vs Suíça é de 38.18% 
  • O nosso modelo de previsões dá 26.37% de hipóteses para uma aposta na vitória de Suíça vs Inglaterra

O momento de forma de Inglaterra e Suíça

Os últimos resultados de Inglaterra e Suíça

Os últimos confrontos entre Inglaterra e Suíça em estatísticas

Inglaterra – Suíça: Análise ao momento de forma

A Inglaterra partiu para este Europeu como a principal candidata ao título. Finalista vencida na última edição do certame, numa decisão disputada em pleno Wembley, a equipa dos Três Leões apresentou-se na Alemanha com um conjunto de estrelas capaz de alimentar uma vez mais a ilusão dos seus adeptos – “It’s coming home”. Mas até agora o conjunto de Southgate ainda não convenceu e já esteve perto de regressar a casa… nos oitavos-de-final.

Depois de ter vencido somente um jogo na fase de grupos, logo na estreia na competição, por 1-0, contra a Sérvia, a Inglaterra registou empates frente a Dinamarca (1-1) e Eslovénia (0-0), nunca conseguindo arrancar desempenhos dignos de aplauso. A formação inglesa conseguiu, ainda assim, terminar na primeira posição, o que lhe permitiu defrontar nos oitavos-de-final um dos melhores terceiros colocados, no caso a Eslováquia. 

Bellingham salvou a Inglaterra nos oitavos e tem sido o homem-chave nos momentos importantes esta época, para as suas equipas

Mas eis que, quando se esperava um passeio da equipa de Southgate, o que aconteceu foi precisamente o oposto. A Inglaterra voltou a desiludir e só não foi afastada do torneio porque já no período de descontos, quando os eslovacos venciam por 0-1, Jude Bellingham apontou um golo de bicicleta que levou a partida para prolongamento – aí, o conjunto dos Três Leões acabou por se impor, com um golo de Harry Kane logo aos 91 minutos. Ao longo da época, o craque inglês tem feito a diferença, incluindo-se aqui os seus desempenhos no Real Madrid.

Já a Suíça tem feito uma campanha bem mais cativante. O conjunto helvético começou logo com uma vitória por 3-1 sobre a Hungria, empatando depois com a Escócia (1-1), antes de fechar a fase de grupos com nova igualdade, desta vez frente à anfitriã Alemanha (1-1). Neste derradeiro jogo da primeira fase do torneio os helvéticos estiveram a ganhar até aos descontos, quando o golo do empate germânico impediu a Suíça de terminar na primeira posição…

A Suíça foi superior à campeã europeia Itália, que derrotou por 2-0, confirmando que tem todas as possibilidades de bater-se com esta Inglaterra

Nos oitavos-de-final, a formação orientada por Murat Yakin teve pela frente a Itália, nada mais nada menos do que a campeã europeia em título, mas não se atemorizou com a missão e venceu por uns confortáveis 2-0. Um golo aos 37 minutos, de Freuler, e outro a abrir a segunda parte, por Vargas, permitiram à equipa helvética carimbar o passaporte para os quartos-de-final da prova, tal como tinha acontecido na edição anterior do torneio. Tudo isto diz muito da capacidade desta equipa, que não deve ser subestimada!

Inglaterra e Suíça encontraram-se pela última vez em Março de 2022, numa partida de carácter amigável que terminou com a vitória inglesa por 2-1. Antes, os dois conjuntos haviam medido forças no jogo de atribuição do terceiro lugar na Liga das Nações em 2019, num jogo realizado no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, que terminou com o triunfo inglês no desempate por penáltis, depois de um nulo no final dos 120 minutos. Como será este sábado?

Os últimos onzes oficiais de Inglaterra e Suíça

Desfalques

Análise dos plantéis (equipas)

Southgate tem uma ausência confirmada para o duelo deste sábado frente à Suíça: Marc Guéhi, central do Crystal Palace que tem sido um dos melhores ingleses no certame, está castigado, depois de ter visto dois cartões amarelos. Ezri Konsa, do Aston Villa, surge na pole-position para render Guéhi, faltando apenas saber qual a estrutura tática que será utilizada pelo técnico da seleção inglesa. 

Southgate pondera utilizar um sistema com três centrais

No treino de quarta-feira, Gareth Southgate ensaiou uma linha defensiva com três unidades, eventualmente a pensar num encaixe no 3-4-3 da Suíça. As seleções de Sérvia e Dinamarca utilizam desenhos táticos idênticos e nesses duelos na fase de grupos a Inglaterra sentiu muitas dificuldades, tanto a defender como a atacar, o que poderá justificar a aposta neste sistema. Pela qualidade da equipa suíça, poderemos ter uma adaptação inglesa.

Outra dúvida prende-se com um eventual castigo a Jude Bellingham devido ao seu festejo provocatório para o banco eslovaco – a UEFA ainda não anunciou uma decisão, mas a confirmar-se a – improvável – suspensão do jogador do Real Madrid seria uma baixa de peso nos planos do selecionador inglês para este encontro dos quartos-de-final.

Xhaka é dúvida na formação helvética

Do lado da Suíça, Murat Yakin não tem nenhum impedimento, mas o capitão Granit Xhaka, a alma da formação helvética, encontra-se em dúvida. O experiente jogador do Bayer Leverkusen procura recuperar de problemas musculares para se manter no onze da seleção suíça, que de resto deve apresentar o mesmo onze do jogo contra a Itália.

A qualidade do conjunto helvético é evidente desde a baliza até ao centro do ataque. Se a guardar as redes surge Sommer do Inter de Milão, a defesa é comandada por Manuel Akanji, uma das estrelas do Manchester City; Xhaka dá solidez ao meio-campo sendo peça fundamental do Arsenal, enquanto o ataque conta com a verticalidade e a imprevisibilidade de Vargas, Embolo e Ndoye. E no banco há o intemporal Shaqiri… Achamos que vai ser um dos jogos mais interessantes deste torneio!

Inglaterra – Suíça: as estatísticas (Euro)

Os pontos chave do prognóstico Inglaterra – Suíça

  1. Nos quatro jogos dos ingleses houve menos de 2,5 golos.
  2. Em três dos quatro jogos da Suíça houve menos de 2,5 golos.
  3. Em quatro dos últimos cinco jogos entre as duas equipas houve menos de 2,5 golos.
  4. A Inglaterra não sofreu golos em dois dos seus quatro encontros.
  5. Em oito dos últimos dez jogos da Suíça houve menos de 2,5 golos.

O nosso prognóstico do Inglaterra – Suíça

Esperamos um jogo extremamente equilibrado, ainda mais se Southgate optar por jogar com três centrais, espelhando o sistema helvético. A partida será baseada em duelos e haverá menos espaço, o que deverá gerar um encontro altamente competitivo e disputado nos limites. Acreditamos por isso que o resultado será pouco volumoso. O prognóstico Inglaterra-Suíça: menos de 2,5 golos.

Prognósticos alternativos para o Inglaterra – Suíça

Empate/Suíça

A Suíça ainda não perdeu nenhum jogo e deu muito que fazer à anfitriã Alemanha, antes de se impor à campeã europeia Itália. Acreditamos que os helvéticos conseguirão chegar ao fim dos 90 minutos com pelo menos um empate.

Empate ao intervalo

Registava-se um empate ao intervalo em dois dos quatro jogos dos ingleses no torneio. Esperamos um jogo calculista de ambos os lados e por isso a igualdade no final dos primeiros 45 minutos faz sentido.