O FC Porto anunciou esta quinta-feira ao mercado a assinatura de uma adenda ao contrato de investimento com a Ithaka, inicialmente celebrado pela anterior administração de Pinto da Costa.
“De acordo com a adenda hoje assinada, a Ithaka adquirirá 30% dos direitos económicos (‘cash flow disponível para distribuição após impostos’) da Porto Stadco ao FC Porto, por um montante total que poderá atingir 100 milhões de euros (montante até 54% acima do acordado no ISHA original assinado em Abril)”, informou a SAD liderada por André Villas-Boas.
Condições do Acordo
Conteúdos
Segundo o comunicado, o acordo inclui prazos e condições detalhados:
- 65 milhões de euros, distribuídos da seguinte forma:
- 50 milhões de euros no momento do fechamento da operação, previsto para outubro de 2024, em comparação com os 40 milhões de euros no ISHA original.
- 15 milhões de euros em junho de 2026.
- Montante adicional condicional de até 15 milhões de euros em julho de 2026, dependendo de métricas de EBITDA da bilhética no exercício de 2025/26.
- Montante final condicional máximo de 20 milhões de euros em julho de 2027, conforme métricas de EBITDA da Porto Stadco no exercício de 2026/27.
Opção de Recompra
A SAD do FC Porto garantiu uma opção de recompra da participação social cedida à Ithaka, a ser exercida no final do 10º e do 15º ano, permitindo ao clube recuperar 100% dos direitos económicos da Porto Stadco.
Emissão de Dívida e Criação de Nova Empresa
O acordo também contempla a possibilidade do FC Porto emitir dívida com base nos 70% dos direitos económicos da Porto Stadco que continuará a deter. Para isso, será constituída uma nova empresa que terá como único ativo a totalidade da participação social do FC Porto na Porto Stadco, visando realizar uma emissão de obrigações junto de investidores institucionais.
Controlo e Gestão do Estádio do Dragão
O FC Porto mantém o controlo e a gestão das operações do Estádio do Dragão, apoiado pela expertise da Ithaka, bem como a propriedade total do estádio durante os 25 anos da parceria. Após este período, ou antes se exercer a opção de recompra, o FC Porto recuperará 100% dos direitos económicos do estádio.
Negociação
A adenda ao contrato com a Ithaka exigiu uma intensa negociação, liderada por José Luís Andrade e José Pedro Pereira da Costa.