Sporting e Benfica enfrentam simulações desafiadoras no sorteio da UEFA

A UEFA, durante as suas habituais conferências de imprensa, apresentou exemplos para ilustrar os sorteios das competições europeias. Desta vez, o Sporting e o Benfica foram protagonistas nas simulações, com desafios nada fáceis pela frente. A simulação incluiu o Sporting a enfrentar o PSG, entre outros gigantes como Barcelona e Inter, enquanto o Benfica foi emparelhado com Barcelona e Real Madrid.

Segundo a UEFA, os sorteios das competições europeias, a decorrerem nos dias 29 e 30 de agosto, serão feitos por computador e determinarão não só os adversários, mas também os locais dos jogos, com o calendário final a ser revelado apenas no dia 31 de agosto. Contudo, a ordem exata dos jogos só será conhecida a 31 de agosto devido a várias condicionantes, como a partilha de estádios por clubes como Inter e Milan e questões de segurança em cidades com dois grandes clubes, como Lisboa.

Além disso, a UEFA irá tentar evitar que as equipas enfrentem adversários do Pote 1 nas duas primeiras ou últimas jornadas, e assegurar que os jogos estão bem distribuídos entre terças e quartas-feiras.

Na defesa deste novo formato, Giorgio Marchetti, subsecretário geral da UEFA, sublinhou que este modelo oferece maior equilíbrio. Na época passada, o clube com pior sorte no sorteio teve um ranking médio de adversários de 93 pontos, enquanto o mais afortunado enfrentou equipas com 41 pontos. Este ano, as simulações indicam que as diferenças serão menos acentuadas.

Com o sorteio realizado por computador, também crescem as preocupações com a cibersegurança. David Gill, diretor de tecnologia da ae.live, assegurou que o sorteio será conduzido em ambiente controlado, sem ligações externas, minimizando os riscos de ciberataques.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *