Números do médio turco na Liga começam a entusiasmar e as exibições também
Orkun Kokçu foi uma das principais figuras na vitória do Benfica, por 4-1, frente ao Santa Clara, no jogo da última jornada do campeonato e de estreia para o novo treinador, Bruno Lage. O médio turco destacou-se como um dos melhores em campo, mostrando-se confortável na posição 8 e beneficiando da liberdade de movimentos proporcionada pelo esquema tático de 4x3x3 de Lage.
Além de várias iniciativas de qualidade, Kokçu brilhou com um passe magistral que resultou no golo do compatriota Akturkoglu, recém-contratado em agosto. Para além disso, foi dele o canto que permitiu o golo de cabeça de António Silva.
Duas assistências que, somando àquela feita na vitória por 3-0 contra o Casa Pia, na 2.ª jornada, colocam Kokçu no topo da lista dos jogadores com mais assistências na Liga Portugal, empatado com Pedro Gonçalves, do Sporting, ambos com três.
Mas as contribuições de Kokçu não ficam por aqui. O médio turco já marcou um golo esta época, sendo decisivo na vitória por 1-0 contra o E. Amadora, na 3.ª jornada.
Na época passada, 2023/2024, Kokçu já havia mostrado ser uma peça importante no Benfica, terminando a sua primeira temporada com 11 assistências e 7 golos, depois de ter sido contratado ao Feyenoord por €25 milhões.
Com a chegada de Bruno Lage, Kokçu parece ter encontrado uma maior clareza no seu papel dentro da equipa. A sua influência no jogo contra o Santa Clara foi notória, assumindo-se como uma figura central no modelo de jogo do novo treinador.
Numa entrevista ao ApostarOnline, ainda durante o Europeu deste verão, Kokçu afirmou: “Esperava ter dado mais ao Benfica, esperava ter jogado mais e ser mais influente. O Benfica pagou um valor recorde por mim, e havia muita pressão. Mas eu não tenho medo da pressão. Quero ser mais importante esta época.”
A sua capacidade de liderança e de “empurrar a equipa”, já destacada durante o seu tempo no Feyenoord, continua a ser um dos seus pontos fortes, e Kokçu está cada vez mais determinado a afirmar-se no Benfica.
Próximo Desafio na Champions
Na próxima quinta-feira, o Benfica entra em campo para a Champions League, frente ao Estrela Vermelha, na Sérvia. Kokçu, com a experiência já adquirida ao longo da sua primeira época europeia pelos encarnados, deverá voltar a ser uma peça-chave no desenho ofensivo de Bruno Lage.
Com apenas 23 anos, Kokçu está a encarar esta época como a sua grande oportunidade de afirmação no Benfica, ganhando cada vez mais confiança. O seu colega Aursnes, que jogou com ele no Feyenoord, antecipou este crescimento: “É um jogador fantástico. Ainda é muito jovem e vamos ver cada vez mais dele.”