A seleção nacional de futebol de Moçambique subiu cinco lugares no ranking da FIFA, divulgado esta quinta-feira, e alcançou o Top 100 pela primeira vez em seis anos. Este progresso deve-se aos resultados positivos nas últimas partidas, que contribuíram para esta significativa ascensão na classificação da FIFA.

Os Mambas alcançaram este marco após dois jogos importantes de qualificação para o CAN 2025, que se realizará em Marrocos. O empate a uma bola frente ao Mali e a vitória por 2-1 contra a Guiné-Bissau foram decisivos para que Moçambique subisse no ranking, passando da posição 104 para a 99ª, com um total de 1226,03 pontos, contra os 1208,87 pontos da atualização anterior.

“Os próximos jogos são cruciais”

A possibilidade de continuar a subir no ranking está ao alcance, segundo o seleccionador nacional Chiquinho Conde, que acredita que a equipa poderá melhorar a sua posição caso vença o próximo encontro contra o Eswatini, um adversário teoricamente mais acessível. “Podemos ver esta posição melhorar caso vençamos os próximos jogos diante do Eswatini”, afirmou Conde, confiante após o triunfo sobre a Guiné-Bissau.

Apesar deste sucesso recente, os Mambas ainda estão longe de igualar a sua melhor classificação de sempre, alcançada em 1997, quando atingiram o 66º lugar no ranking mundial. A última vez que Moçambique figurou no Top 100 foi em julho de 2017, na 97ª posição.

Moçambique no contexto africano e mundial

A nível continental, Moçambique ocupa agora a 22ª posição entre as seleções africanas. No topo do ranking africano, destaca-se Marrocos, que brilhou no último Mundial e está na 14ª posição mundial com 1676 pontos. Logo a seguir vêm o Senegal (21º) e o Egipto (31º).

Entre os países de língua portuguesa, Brasil e Portugal mantêm-se firmes no Top 10 mundial, ocupando respetivamente a e a 8ª posições. Nos PALOP, Cabo Verde é a seleção melhor classificada, ocupando o 65º lugar com 1379 pontos, seguido por Angola, que também subiu cinco posições e está agora na 85ª posição.

O ranking mundial da FIFA continua a ser liderado pela Argentina, campeã mundial, vencedora da Copa América e líder nas eliminatórias sul-americanas para o Mundial de 2026, com 1889,2 pontos. França (vice-campeã mundial) e Espanha (campeã europeia) completam o Top 3.

https://record.elephantbet.com/_IFExovEkcnoWqcfzuvZcQGNd7ZgqdRLk/1/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *