O Ferroviário de Maputo continua a sua caminhada imbatível na Liga Africana de Basquetebol Feminino, após vencer de forma convincente o Jeanne D’Arc do Senegal por 64-30, em jogo referente à segunda jornada do Grupo C. As “locomotivas” de Maputo somaram a sua segunda vitória consecutiva e voltam a entrar em ação na quarta-feira, para a terceira jornada da competição.
Após o triunfo sobre o REG do Ruanda no primeiro jogo, a equipa treinada por Nasir Salé foi ainda mais avassaladora na segunda jornada da competição. O domínio foi visível desde o início, com as moçambicanas a fecharem o primeiro quarto com uma vantagem de 17 pontos: 20-03.
No segundo quarto, a intensidade do Ferroviário diminuiu ligeiramente, marcando apenas 16 pontos, enquanto o Jeanne D’Arc conseguiu 15 pontos, estabelecendo o resultado ao intervalo em 36-18 a favor das moçambicanas.
Já com uma vantagem confortável, Nasir Salé aproveitou para rodar o elenco, dando espaço para todas as jogadoras entrarem em campo, o que refletiu no terceiro quarto, que terminou com um 46-26.
No último quarto, as “locomotivas” jogaram praticamente a ritmo de treino, alcançando uma vitória tranquila por 64-30, ao marcar 18 pontos contra apenas 4 do Jeanne D’Arc.
A Destiny Pitts, jogadora americana do Ferroviário, foi um dos grandes destaques da partida, somando 12 pontos. Ingvild Mucauro também brilhou, com 11 pontos e 8 ressaltos.
Ferroviário de Maputo volta à ação esta quarta-feira para enfrentar o ASB Makomeno, da República Democrática do Congo, às 17h00 de Maputo, em jogo que promete ser mais um teste importante para as “locomotivas” na fase de grupos da competição.
Após a partida, o treinador Nasir Salé lamentou a fraca participação das equipas da Zona VI (que inclui Moçambique e Angola) nas competições continentais, o que, segundo ele, reduz a competitividade e experiência das equipas moçambicanas em provas internacionais.
Por sua vez, Sílvia Veloso, jogadora do Ferroviário, destacou o foco da equipa na conquista da prova, afirmando que o objetivo é competir com as melhores equipas, como o Sporting Clube de Alexandria do Egito, com determinação e tranquilidade.
Atualmente, as “locomotivas” lideram o Grupo C invictas, com duas vitórias em igual número de jogos, somando quatro pontos, um a mais que o REG do Ruanda e o Jeanne D’Arc, que têm uma vitória e uma derrota. O ASB Makomeno, próximo adversário do Ferroviário, ocupa a última posição com zero pontos, após duas derrotas.
A Liga Africana de Basquetebol Feminino decorre em Dakar, Senegal, até o próximo dia 15 de dezembro.