O Benfica encontra-se em alerta após uma série de derrotas que abalaram a equipa e deixaram a estrutura preocupada. As duas derrotas nos últimos jogos da Liga, por 0-1 com o Sporting em Alvalade e por 1-2 com o SC Braga no Estádio da Luz, custaram ao clube a perda de oito pontos em 15 possíveis, fazendo a equipa cair para a terceira posição do campeonato.
Após liderar a tabela, a equipa de Roger Schmidt atravessa agora um período de dúvidas quanto à sua capacidade para recuperar a boa forma, embora ainda faltem muitos jogos até o final da temporada. Com as derrotas e o empate contra o Aves SAD, a estrutura do Benfica está apreensiva e procura uma resposta forte nos próximos desafios.
Neste momento, a equipa tem 38 pontos, ficando a três pontos do Sporting (que tem vantagem no confronto direto) e a dois pontos do FC Porto, que ainda tem um jogo em atraso. O registo atual é o segundo pior da última década na primeira volta da Liga, igualando a pontuação de 2018/19, ano em que Bruno Lage assumiu o comando da equipa e levou o clube à conquista do título. A pior pontuação na primeira volta foi alcançada em 2020/21, com o Benfica a terminar a 17.ª jornada com apenas 34 pontos.
Apesar do descontentamento por parte dos adeptos, que têm demonstrado insatisfação com a qualidade do futebol praticado, o lugar de Bruno Lage não está em risco neste momento. Contudo, a pressão sobre o treinador aumenta à medida que o Benfica busca recuperar o seu melhor nível.
A direção do clube ainda mantém confiança no treinador e no plantel, mas a preocupação é evidente. No mercado de janeiro, a intenção é fazer ajustes mínimos, embora a queda de rendimento de alguns jogadores possa obrigar a algumas mudanças não planeadas. A análise da janela de transferências continua em curso, com a possibilidade de reforçar algumas posições.
Próximos desafios para o Benfica
O Benfica tem agora a meia-final da Taça da Liga contra o SC Braga marcada para quarta-feira, às 19h45, em Leiria. Este jogo é de vital importância para recuperar a confiança e também para manter vivas as aspirações na competição. O clube busca uma vitória que lhes permita conquistar a Taça da Liga, uma prova que não vencem desde a época 2015/2016. A última vez que o Benfica esteve numa final da Taça da Liga foi em 2022, quando perdeu para o Sporting por 2-1.
O mês de janeiro será decisivo para a temporada dos encarnados, com outros desafios importantes pela frente, como o jogo contra o Farense (a 14 de janeiro) na Taça de Portugal, confrontos com Famalicão (a 17) e Casa Pia (a 25) para a Liga, além de dois jogos cruciais para a qualificação na Liga dos Campeões contra o Barcelona (a 21 de janeiro) e a Juventus (a 29 de janeiro).