O extremo turco do Benfica, Kerem Akturkoglu, encontra-se no centro de uma polémica gerada por adeptos do Galatasaray, seu antigo clube. Apesar de ter começado de forma impressionante na Luz, com exibições de destaque e golos, é na Turquia que continua a ser alvo de críticas.
Críticas de adeptos do Galatasaray
Um conhecido adepto do Galatasaray, Hazar Buyuka, com mais de 50 mil seguidores na rede social X, criticou o jogador publicamente:
«Pode haver pessoas que discordem do que escrevo, e eu respeito, mas a saída de Kerem também desempenha um papel na capacidade do Galatasaray de conseguir tantos pontos tanto na Europa como no campeonato. Não tenho palavras para elogiar a consistência de Kerem e a sua contribuição para o ataque, que teve um impacto direto na equipa, mas o seu jogo também tem uma grande ‘bagagem’.»
Resposta direta de Akturkoglu
Kerem não ficou em silêncio e utilizou a mesma plataforma para responder de forma firme:
«Gostaria de lhe fazer uma pergunta: que cultura da crítica é essa quando, mesmo nos momentos de maior sucesso do Galatasaray, se pensa num antigo jogador que trabalhou para o clube e que, apesar de o ter deixado, está em paz com a felicidade dos seus adeptos?»
Ben de size bir soru sormak istiyorum: Galatasaray’ın en başarılı olduğu anda dahi aklınıza Galatasaray’a emek veren ve Galatasaray’dan ayrılmış olmasına rağmen camiasının mutluluğu ile huzur bulan eski bir sporcunun aklınıza gelmesi, ne tür bir eleştiri kültürünün ürünü acaba?… https://t.co/fkG5kXYETw
— Kerem Aktürkoğlu (@keremakturkoglu) January 14, 2025
O jogador continuou a desabafar:
«Não estou a falar de números, de troféus conquistados, de golos marcados; caso contrário, como diz, seria ‘ingrato’ ignorá-los completamente. A história de todos os jogadores que atingem o nível do Galatasaray baseia-se em inúmeros sacrifícios. Estou habituado a ficar mais forte à medida que me atacam, mas isso não significa que não tenha emoções.»
Foco no futuro e apelo à compreensão
Kerem concluiu com um apelo:
«Sou um desportista que quer continuar a sua vida futebolística em paz e concentrar-se no seu jogo. Sei que, quando uso o meu direito de resposta, serei criticado e dirão: ‘Ele ainda está a seguir os comentários do dia do jogo’. Infelizmente, não compreendo o que se espera de mim.»
O jogador lamentou ainda a postura de algumas críticas:
«Espero que as pessoas que comentam sobre a sua profissão não façam críticas com base em inverdades, frases memorizadas e mitos. Porque hoje sou eu o alvo; amanhã, serão outros que, hoje, têm sucesso.»