É com uma tranquilidade assinalável que o Arouca chega a esta reta final da temporada. Os lobos da Serra da Freita podem gabar-se de estar numa posição extremamente tranquila e com o principal objetivo traçado para 2023/2024, a permanência na Liga, praticamente alcançado. São seis triunfos nos últimos sete jogos (uma derrota), num inicio de segunda volta completamente avassalador – vitórias contra o Estoril (1-2), Vizela (5-0), Portimonense (1-2), FC Porto (3-2), Famalicão (3-2), e na última ronda no reduto do Chaves (1-5) – a única derrota foi no terreno do Casa pia (1-0). Com 34 pontos, os arouquenses subiram ao 7.º lugar e a manutenção parece um objetivo já cumprido. Em Arouca, somaram quatro triunfos nos últimos cinco jogos (uma derrota), nos quais marcaram 14 golos, e sofreram sete.

Já o Sporting conquistou uma importante vitória por 3-2 frente ao Farense, na última ronda, assumindo a liderança do campeonato, com menos um jogo e mais um ponto do que o Benfica, e mais sete do que o FC Porto. Os leões somaram o décimo jogo consecutivo sem perder no campeonato (um empate), a 12.ª vitória em 12 jogos em Alvalade, na Liga. A equipa de Rúben Amorim está moralizada pela últimos resultados, vitória frente ao eterno rival Benfica, por 2-1, em Alvalade, referente à 1.ª mão das meias-finais da Taça de Portugal, e empate diante da Atalanta (1-1), também em Lisboa, referente à 1.ª mão dos oitavos de final da Liga Europa. Na teoria o Sporting tem o favoritismo do seu lado, embora no jogo da primeira volta tenha suado para sair de Alvalade com os três pontos (2-1). Na Serra da Freita, os leões venceram quatro dos últimos cinco duelos – perderam um deles, na temporada passada, por 1-0. 

Os últimos onzes oficiais de Arouca e Sporting

Análise às equipas do Arouca e do Sporting

O trio espanhol – Jason, Cristo e Mujica – marcou, em conjunto, 40 dos 55 golos anotados pelo Arouca na presente temporada, o que representa 73%. Morlaye Sylla não é tão valorizado, mas é igualmente determinante na manobra ofensiva dos arouquenses. 

Já os leões têm vivido um ciclo verdadeiramente alucinante, com jogos de três em três dias, sem folgas, com os jogadores a dar sinais de fadiga, obrigando a paragem, como é o caso de Gonçalo Inácio, Pote e Adán, que se encontram lesionados. Em sentido inverso, Paulinho, St. Juste e Trincão estão de novo disponíveis. Daniel Bragança tem vindo a assumir-se como um jogador determinante na gestão do plantel leonino. Gonçalo Inácio e Pote mantêm-se em dúvida. 

Os pontos chave do prognóstico Arouca – Sporting

  1. Em 15 das 24 jornadas do Arouca na Liga Portugal Betclic houve mais de 2,5 golos.
  2. Em três dos últimos cinco duelos entre Arouca e Sporting na Serra da Freita houve mais de 2,5 golos.
  3. O Sporting é o melhor ataque da Liga Portugal, com 66 golos.
  4. Em 17 das 23 jornadas do Sporting na Liga Portugal Betclic houve mais de 2,5 golos.
  5. Nos últimos seis jogos do Arouca na condição de visitado houve mais de 2,5 golos.

O nosso prognóstico do Arouca – Sporting

São esperados golos neste encontro, tendo em conta que os leões marcam há 22 jogos consecutivos na Liga e os arouquenses em sete dos últimos oito encontros. Os homens da Serra da Freita marcaram 20 golos nos últimos oito desafios na Liga, enquanto os leões nesses mesmos jogos facturaram 34. Um Arouca com espaço para mais do que apenas a manutenção, diante de um Sporting proibido de perder pontos. O prognóstico Arouca-Sporting: mais de 2,5 golos.