Começar a vencer é sempre preferível do que entrar aos soluços, mas como diz o velho ditado: “não é como começa, é como acaba…”.
À frente do Sporting pela sexta temporada consecutiva, Rúben Amorim tem a oportunidade de conquistar a terceira vitória consecutiva na Liga Portuguesa esta sexta-feira, mantendo o ritmo acelerado que marcou o início da temporada 2024/25. Até agora, Amorim conseguiu vencer as duas primeiras jornadas da Liga por cinco vezes, e uma nova vitória contra o Farense garantiria, pela quarta vez, um início perfeito nas três primeiras jornadas do Campeonato, igualando o arranque da época passada, que culminou em festa no Marquês de Pombal em maio.
Embora o arranque tenha sido promissor, Amorim sabe bem que “não é como começa, é como acaba”, uma lição que aprendeu ao longo da sua carreira. Em 2019/2020, o Sporting sob o comando de Amorim teve um início espetacular com cinco vitórias consecutivas, mas acabou no 4.º lugar, a pior classificação do treinador com os leões, uma posição que também repetiu na época 2022/2023, onde apenas conseguiu uma vitória nas quatro primeiras rondas.
A temporada 2021/22 também mostrou que um arranque perfeito nem sempre garante o título, com o Sporting a terminar em segundo lugar, apesar de ter vencido as três primeiras jornadas. No entanto, no primeiro título conquistado em 2020/21, um empate à terceira jornada não impediu a conquista do campeonato.
Nesta sexta-feira, Amorim tentará provar que “não há duas sem três”, num jogo que antecede o importante clássico com o FC Porto, agendado para o próximo sábado, dia 31. Assim, perder pontos não é uma opção.