Após a vitória frente ao Arouca e a derrota do Sporting com o Santa Clara, o Benfica vê-se agora numa posição favorável para terminar o ano no topo da classificação da Liga Portugal. Com este cenário, o objetivo imediato das águias passou a ser conquistar a liderança, uma meta que está totalmente ao seu alcance, dado os resultados recentes. Bruno Lage, treinador do clube, já havia sublinhado a ambição de reduzir distâncias para o primeiro lugar antes mesmo dos acontecimentos do último fim de semana, reforçando a convicção de que o objetivo é viável.
“A nossa ambição tem de ser mais. O objetivo até ao final do ano é chegar ao segundo lugar e reduzir distâncias para o primeiro”, afirmou Bruno Lage antes da deslocação a Arouca.
Objetivo: vencer todos os jogos restantes
Conteúdos
O Benfica ocupa atualmente o terceiro lugar na tabela, com menos um jogo em comparação com o Sporting e o FC Porto, estando a cinco e dois pontos destes, respetivamente. Para alcançar o primeiro lugar, a equipa precisará de vencer todos os jogos até ao final de 2024, incluindo o jogo contra o Nacional, a 19 de dezembro, que foi interrompido anteriormente devido a condições climáticas adversas. Além disso, o Benfica terá partidas importantes com Vitória de Guimarães, Aves SAD, Estoril e Sporting.
Sete vitórias consecutivas no campeonato
Nos últimos jogos da Liga Portugal, o Benfica somou sete vitórias consecutivas, com destaque para os triunfos contra Santa Clara (4-1), Boavista (3-0), Gil Vicente (5-1), Rio Ave (5-0), Farense (2-1), FC Porto (4-1) e Arouca (2-0). Durante este período, Bruno Lage encontrou um onze ideal, fazendo também uso de diferentes jogadores e sistemas táticos para manter a equipa competitiva. A gestão dos recursos tem sido uma estratégia chave, com decisões como a poupança de Di María, Pavlidis e Florentino a surtirem efeitos positivos, nomeadamente no clássico contra o FC Porto.
Olhar para o futuro com otimismo
Apesar de alguns contratempos na Liga dos Campeões, como as derrotas contra Feyenoord (1-3) e Bayern de Munique (0-1), o foco do Benfica é forte no campeonato. As derrotas na competição europeia foram entendidas internamente como resultado de contextos desfavoráveis. A equipa está otimista e confiante de que, com consistência, é possível alcançar o topo da tabela.
Enquanto isso, Sporting e FC Porto também têm demonstrado sinais de vulnerabilidade, mas, como afirmam os jogadores do Benfica, só podem contar com o seu próprio desempenho, focando-se em vencer todos os jogos sem se distrair com os resultados dos adversários.