A Black Bulls terminou a primeira volta do Moçambola 2024 como campeã de Inverno pela terceira vez desde que subiu ao Campeonato Nacional de Futebol em 2021. A única exceção foi em 2022, quando a União Desportiva de Songo foi campeã tanto na primeira volta quanto no campeonato completo.
A primeira metade do Moçambola 2024 chegou ao fim, embora com dois jogos adiados devido a questões logísticas de voos. Nesta fase de cruzamento, destaca-se sempre uma equipa, conhecida como campeã de Inverno.
Para esta edição, o título de campeão da primeira volta vai para a Black Bulls, repetindo o feito do seu primeiro ano na elite do futebol moçambicano e da época passada. Em quatro edições no Moçambola, os “touros” lideraram na primeira volta em três ocasiões.
Destaca-se o desempenho da Black Bulls em termos de pontos nesta primeira metade da prova. Na sua época de estreia no Moçambola, com 14 equipas, o clube de Tchumene terminou com 33 pontos. Excluindo os jogos contra as equipas despromovidas nesse ano, a Black Bulls teria 24 pontos ao fim da primeira volta, tendo vencido o Matchedje de Mocuba por 1-2, o Textáfrica do Chimoio por 3-0 e o Desportivo Maputo por 4-0.
Este ano, a equipa de Tchumene termina a primeira volta com 27 pontos, apenas dois a menos do que os 29 pontos da União Desportiva de Songo em 2022, quando foi campeã de Inverno.
Campeão de Inverno com mais golos marcados
Conteúdos
Excluindo a época com 14 equipas, quando a Black Bulls marcou 30 golos, este ano é o mais prolífico em termos de golos numa prova com 12 equipas. Os “touros” marcaram 27 golos nas 11 jornadas do Moçambola 2024, comparados aos 17 da União Desportiva de Songo em 2022 e aos 16 golos da época passada.
Em termos de golos sofridos, apenas a União Desportiva de Songo terminou a primeira volta com um registo impressionante de apenas dois golos sofridos em 2022. No ano passado, a Black Bulls sofreu cinco golos, este ano já foram 14 e em 2021 foram oito.
Diferença de pontos e destaque para a Black Bulls
Em 2021, a Black Bulls terminou a primeira volta com 33 pontos, seis a mais do que o segundo classificado, Ferroviário da Beira, enquanto em 2022 a União Desportiva de Songo teve 29 pontos, cinco a mais do que os 24 da Black Bulls. No ano passado, os “touros” lideravam com quatro pontos a mais do que a União Desportiva de Songo, que terminou com 19 pontos.
Este ano, a equipa de Tchumene lidera com 27 pontos, apenas um a mais do que o Costa do Sol, segundo classificado, que aproveitou o empate dos “touros” na última jornada contra o Ferroviário de Lichinga.
A Black Bulls termina a primeira volta deste ano sem derrotas, repetindo o feito de 2021, com três empates nesta fase.
Lanterna vermelha com quase os mesmos pontos
Em relação ao último classificado, há semelhanças nos últimos quatro anos. Em 2022 e 2023, o lanterna vermelha somou apenas seis pontos, com o Matchedje de Mocuba e Matchedje de Maputo, respetivamente. Em 2021, o último foi o Matchedje de Mocuba, com sete pontos, os mesmos do Ferroviário de Maputo deste ano.
Todos os lanternas vermelhas acabaram por ser despromovidos, exceto em 2021, quando o Matchedje de Mocuba foi salvo devido à transição das equipas que disputariam o Moçambola 2022.
Mais golos na primeira volta com Moçambola de 12 equipas
Este ano, o Moçambola com 12 equipas já viu 147 golos marcados, com destaque para os 27 da Black Bulls, que lidera em golos marcados.