A Federação Africana de Futebol esclareceu a controvérsia em torno das datas de início da Copa das Nações Africanas de 2025, em Marrocos. A Confederação Africana de Futebol (CAF) negou que o Campeonato Africano das Nações de 2025 seja adiada por seis meses, após relatos de outra mudança de data na passada quarta-feira.
O secretário-geral da CAF, Veron Mosengo-Omba, foi citado a dizer que a programação do torneio, que terá lugar em Marrocos, tem sido um pesadelo devido a vários eventos no próximo verão, exigindo um adiamento de seis meses.
“Podemos jogar depois da Copa do Mundo de Clubes, mas isso é bom para os **interesses dos jogadores que jogaram toda a temporada e depois viajam para a América para jogar (e depois) vêm imediatamente para jogar a AFCON?”, questionava Mosengo-Omba à *BBC*, acrescentando que “o agendamento é um *pesadelo para todos*”.
No entanto, esta quinta-feira a Confederação Africana de Futebol veio “esclarecer” a questão, insistindo que o assunto ainda não foi discutido.
“As notícias sobre o CAN 2025 são falsas. O Comité Executivo da CAF ainda vai reunir-se, deliberar e tomar uma decisão sobre as datas da prova. Posteriormente, a CAF vai emitir uma declaração oficial sobre o assunto”, disse a CAF por meio de uma postagem nas redes sociais.
O torneio de 2025 estava projectado, em princípio, para Junho e Julho do próximo ano, mas entraria em confronto com a Copa do Mundo de Clubes, ampliada para 32 equipas, que será realizada nos Estados Unidos de 15 de Junho a 13 de Julho.
A África terá quatro equipas na Copa do Mundo de Clubes e muitos desses jogadores provavelmente serão escolhidos para o CAN.
As afirmações de Mosengo-Omba significavam que o torneio seria realizado no início de 2026, o que seria um golpe para a indústria turística de Marrocos e para o seu desejo de provar a sua capacidade de organizar um grande torneio antes do Campeonato do Mundo de 2030, que o país será co-anfitrião com Portugal e Espanha.