Os ‘Tubarões Azuis’ tiveram oportunidades para definir o jogo, mas não conseguiram e foram claramente inferiores na disputa por pênaltis. A África do Sul avança para as semifinais pela primeira vez em 24 anos.

O tempo regulamentar foi praticamente um deserto de oportunidades de gol. As equipas não queriam correr riscos, e apenas alguns ataques individuais ameaçavam as balizas. A melhor chance nessa fase ocorreu aos 90+1′, quando Gilson Benchimol, jogador do Benfica B, chutou no coração da área, mas Ronwen Williams fez uma defesa brilhante, desviando a bola para a trave e levando o jogo para prolongamento.

Na prorrogação, Vozinha brilhou com uma defesa dupla aos 91′, mostrando reflexos incríveis aos 37 anos.

No entanto, Benchimol se destacou pelos piores motivos, sendo demasiado perdulário nas diversas oportunidades de golo que teve.

Assim, o vencedor teve que ser decidido nas grandes-penalidades, onde Ronwen Williams brilhou ao defender os remates de Bebé, Willy Semedo e Laros Duarte.

A África do Sul avança para as semifinais da CAN, algo que não acontecia desde 2000, e disputará o acesso à final a 7 de fevereiro às 16:00, contra a Nigéria.