O Chingale de Tete confirmou o seu regresso ao Moçambola, sete anos após a última participação, ao vencer o Matchedje de Mocuba na final da zona Centro. A equipa juntou-se ao Desportivo da Matola e ao Ferroviário de Nacala, que já haviam garantido a qualificação para a principal prova do futebol moçambicano.
Triunfo Decidido nos Penáltis
Depois de uma vitória na primeira mão, em Quelimane, por 1-0, o Chingale partiu em vantagem para o jogo da segunda mão. No entanto, o Matchedje de Mocuba reagiu, vencendo por 2-1 e igualando a eliminatória, o que levou a decisão para as grandes penalidades. Nos penáltis, a equipa de Tete foi mais eficaz, vencendo por 5-4 após um erro dos “militares” de Mocuba.
Chingale Entre as 14 Equipas do Moçambola 2025
Com esta vitória, os “canarinhos” de Tete regressam à elite do futebol moçambicano. O Moçambola 2025 contará com a participação de 14 equipas, representando várias regiões do país: três da Cidade de Maputo, duas da Província de Maputo, uma de Inhambane, duas de Tete, uma de Sofala, três de Nampula, uma de Cabo Delgado e outra de Niassa.
Desportivo da Matola e Ferroviário de Nacala Também Qualificados
Além do Chingale, o Desportivo da Matola, representante da zona Sul, e o Ferroviário de Nacala, da zona Norte, asseguraram anteriormente as suas vagas para a edição de 2025 do campeonato, demonstrando a competitividade das fases regionais de apuramento.