Conclui-se este domingo o Grupo A do Euro 2024, com a Hungria a eliminar a Escócia com um golo aos 90+10′ e a Alemanha a empatar com a Suíça e assim garantir o 1.º lugar do grupo com um golo aos 90+2′.
A Hungria fica em 3.º e terá de aguardar pelos restantes resultados para saber se segue para os oitavos de final, como um dos quatro melhores terceiros classificados da fase de grupos.
Seguem-se os cenários de qualificação para os oitavos de final, segundo a UEFA, atualizados após o término do Grupo A.
GRUPO A
A Alemanha terminou o grupo no 1.º lugar com 7 pontos e nos oitavos de final vai enfrentar o 2.º classificado do Grupo C. Já a Suíça fica em 2.º e, nos oitavos, jogará com o 2.º classificado do Grupo B. A Hungria fica em 3.º e não sabe, para já, se está eliminada ou não.
Critérios de desempate entre os 3.º classificados dos grupos:
A. Maior número de pontos;
B. maior diferença de golos;
C. maior número de golos marcados;
D. maior número de vitórias;
E. menor total de pontos disciplinares com base apenas nos cartões amarelos e vermelhos recebidos em todos os jogos do grupo (cartão vermelho = 3 pontos, cartão amarelo = 1 ponto, expulsão por dois cartões amarelos num jogo = 3 pontos);
F. posição na classificação geral das eliminatórias europeias.
GRUPO B
Jogos (24 de junho): Albânia-Espanha e Croácia-Itália
«A Espanha passa aos oitavos de final como vencedora do grupo.
A Itália passará aos oitavos de final como segunda classificada do grupo se não for derrotada pela Croácia. A Itália não poderá passar aos oitavos de final se perder e a Albânia vencer a Espanha.
A Albânia passará aos oitavos de final como segunda classificada do grupo se vencer a Espanha e a Croácia vencer a Itália, desde que a Albânia termine à frente da Croácia na diferença total de golos ou nos golos marcados, nos pontos disciplinares ou na classificação das eliminatórias europeias. A Albânia não poderá passar aos oitavos de final se perder, ou se empatar e a Croácia vencer a Itália.
A Croácia passará aos oitavos de final como segundo classificada do grupo se vencer a Itália e a Albânia não vencer a Espanha (se a Albânia também vencer, a Croácia e a Albânia ficarão divididas pelo segundo e terceiro lugares de acordo com os critérios acima referidos). A Croácia não poderá passar aos oitavos de final se perder, ou se empatar e a Albânia evitar a derrota.»
Grupo C
Jogos (25 de junho): Inglaterra-Eslovénia e Dinamarca-Sérvia.
«A Inglaterra passará aos oitavos de final se evitar uma derrota contra a Eslovénia ou se a Dinamarca não vencer a Sérvia. A Inglaterra ganhará o grupo se vencer a Eslovénia ou se a Inglaterra empatar e a Dinamarca não vencer. Se a Inglaterra empatar e a Dinamarca vencer, o primeiro e o segundo lugares serão divididos com base na diferença total de golos, nos golos marcados, nos pontos disciplinares e na classificação das eliminatórias europeias. A Inglaterra não pode terminar abaixo do terceiro lugar.
A Dinamarca passará aos oitavos de final se vencer a Sérvia. Se a Dinamarca e a Eslovénia empatarem, o segundo e o terceiro lugares serão divididos de acordo com os critérios acima descritos, da mesma forma que o primeiro e o segundo lugares se a Dinamarca e a Eslovénia vencerem (ou a Dinamarca e a Inglaterra, se a Dinamarca vencer e a Inglaterra empatar), ou o terceiro e o quarto lugares se a Dinamarca e a Eslovénia perderem. A Dinamarca não poderá passar aos oitavos de final se perder e a Eslovénia evitar a derrota.
A Eslovénia passará aos oitavos de final se vencer a Inglaterra. A Eslovénia vencerá o grupo se ganhar e a Dinamarca não. Se a Eslovénia e a Dinamarca vencerem, o primeiro e o segundo lugares serão divididos de acordo com os critérios acima descritos, da mesma forma que o segundo e o terceiro lugares se ambas empatarem, ou o terceiro e o quarto lugares se ambas perderem, ou a Eslovénia e a Sérvia para o terceiro ou quarto lugares se a Eslovénia perder e a Sérvia empatar.
A Sérvia passará aos oitavos de final se vencer a Dinamarca e a Eslovénia não vencer a Inglaterra (se a Sérvia e a Eslovénia vencerem, a Sérvia ficará em terceiro lugar, atrás da Inglaterra, no confronto direto). Se a Sérvia empatar e a Eslovénia perder, o terceiro e o quarto lugares serão divididos de acordo com os critérios acima descritos. A Sérvia não poderá passar aos oitavos de final se perder, ou se empatar e a Eslovénia evitar a derrota.»
Grupo D
Jogos (25 de junho): Países Baixos-Áustria e França-Polónia
«Os Países Baixos passam aos oitavos de final (nos dois primeiros lugares) se evitarem uma derrota contra a Áustria. Os Países Baixos ganham o grupo se ganharem e a França não ganhar, ou se os Países Baixos empatarem e a França perder. Os Países Baixos ficarão em segundo lugar se empatarem e a França ganhar. Se os neerlandeses e a França ganharem ou empatarem, o primeiro lugar será dividido pela diferença geral de golos, pelos golos marcados, pelos pontos disciplinares e pela classificação nas eliminatórias europeias. Do mesmo modo, se os Países Baixos e a França perderem, o segundo e o terceiro lugares serão divididos pelos mesmos critérios.
A França passará aos oitavos de final (nos dois primeiros lugares) se evitar uma derrota contra a Polónia ou se a Áustria não vencer os Países Baixos. A França vencerá o grupo se ganhar e os Países Baixos não ganharem. Se a França e os Países Baixos vencerem ou empatarem, o primeiro e o segundo lugares serão divididos de acordo com os critérios acima referidos, o mesmo acontecendo com o segundo e o terceiro lugares se ambos perderem.
A Áustria passará aos oitavos de final (entre os dois primeiros) se vencer a Holanda. A Áustria vencerá o grupo se ganhar e a França não. Se a Áustria empatar e a França perder, a Áustria ficará em terceiro lugar, atrás da França, no confronto direto.
A Polónia não poderá passar aos oitavos de final e terminará em quarto lugar.»
Grupo E
Jogos (26 de junho): Eslováquia-Roménia e Ucrânia-Bélgica
«A Roménia passará aos oitavos de final, entre os dois primeiros, se não for derrotada pela Eslováquia. A Roménia vencerá o grupo se ganhar e a Bélgica não vencer a Ucrânia. Se os dois jogos terminarem empatados, a Roménia ficará em primeiro lugar se a Bélgica não marcar mais golos no empate. A Roménia não poderá passar aos oitavos de final se perder e a Ucrânia não for derrotada.
A Bélgica passará aos oitavos de final, entre os dois primeiros, se não for derrotada pela Ucrânia. A Bélgica vencerá o grupo se ganhar e a Eslováquia não vencer a Roménia, ou se os dois jogos terminarem empatados e a Bélgica marcar mais golos no empate do que a Roménia. A Bélgica não poderá passar aos oitavos de final se perder e a Roménia não for derrotada.
A Eslováquia passará aos oitavos de final, entre os dois primeiros, se vencer a Roménia. A Eslováquia ficará em terceiro lugar se empatar. A Eslováquia ficará em primeiro lugar se ganhar e a Ucrânia não vencer a Bélgica. A Eslováquia não poderá passar aos oitavos de final se perder e a Bélgica não for derrotada.
A Ucrânia passará aos oitavos de final, entre os dois primeiros, se vencer a Bélgica. A Ucrânia ficará em primeiro lugar se ganhar e a Roménia não vencer a Eslováquia. A Ucrânia ficará em terceiro lugar se empatar e o outro jogo não for empatado. A Ucrânia não poderá passar aos oitavos de final se perder e a Roménia não for derrotada, ou se os dois jogos terminarem empatados.»
Grupo F
Jogos (26 de junho): Geórgia-Portugal e Chéquia-Turquia.
«Portugal passa aos oitavos de final como vencedor do grupo.
A Turquia passará aos oitavos de final, como segunda classificada do grupo, se evitar uma derrota contra a Chéquia. A Turquia não poderá passar aos oitavos de final se perder e a Geórgia vencer Portugal.
A Chéquia passará aos oitavos de final, como segundo classificado do grupo, se vencer a Turquia e a Geórgia não vencer Portugal. Se a Chéquia e a Geórgia vencerem, o segundo e o terceiro lugares serão divididos pela diferença geral de golos, pelos golos marcados, pelos pontos disciplinares e pela classificação nas eliminatórias europeias. A República Checa terminará em terceiro lugar se empatar e a Geórgia não vencer. A Chéquia não poderá passar aos oitavos de final se perder.
A Geórgia passa aos oitavos de final, como segundo classificado do grupo, se vencer Portugal e a Chéquia vencer a Turquia, desde que a Geórgia fique à frente da Chéquia nos critérios acima descritos. A Geórgia não poderá passar aos oitavos de final se perder, ou se empatar e a Chéquia evitar a derrota.»