A SAD portista quer mais competitividade para o ataque; Evanílson e Namaso garantidos… dependendo do mercado; Toni Martínez e Fran Navarro em análise.
Apesar dos problemas financeiros que enfrenta, a SAD do FC Porto está focada na preparação do plantel para a próxima temporada. Após oficializar Vítor Bruno como treinador, as atenções voltam-se agora para a construção do grupo de trabalho, considerando tanto saídas como possíveis contratações.
Entre os setores a serem ajustados em 2024/2025, o ofensivo ainda apresenta algumas incertezas. Uma coisa é certa: Mehdi Taremi não continuará com os dragões, pois irá jogar no Inter de Milão.
No que diz respeito aos pontas de lança do FC Porto, Evanilson destaca-se. O internacional brasileiro foi uma das grandes figuras dos dragões na última época (42 jogos, 25 golos e cinco assistências) e é a principal referência ofensiva para a próxima temporada, caso o mercado não o leve para outro lugar. Evanilson tem contrato até 2027 e uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.
Danny Namaso também parece ter um lugar garantido às ordens de Vítor Bruno. Embora tenha tido um ano de menor fulgor, as suas características agradam à estrutura portista, o que deve garantir a sua continuidade.
No entanto, a situação é diferente para Toni Martínez e Fran Navarro. Ambos os jogadores espanhóis não têm lugar garantido no plantel, sendo necessária uma análise mais aprofundada pela SAD e pela equipa técnica. Toni Martínez teve a sua temporada menos produtiva desde que chegou ao FC Porto, com apenas quatro golos em 25 jogos, e pode ser vendido, pois há interesse de clubes estrangeiros.
Fran Navarro também não confirmou as credenciais demonstradas nas épocas anteriores no Gil Vicente (37 golos em 78 jogos) e foi emprestado ao Olympiakos, onde marcou cinco golos em 18 jogos. Tanto Toni Martínez quanto Fran Navarro ainda podem integrar o estágio de pré-época, onde terão a oportunidade de convencer a nova equipa técnica.
Dado o cenário, é praticamente certo que a SAD do FC Porto irá ao mercado contratar, pelo menos, um ponta de lança, levando em consideração as ideias de Vítor Bruno e o sistema tático a ser utilizado. Se o treinador optar por jogar em 4x4x2, a lista de compras poderá incluir dois avançados.
Outro nome que pode estar de saída é Wendel Silva. O brasileiro, que tem contrato até 2026, brilhou na equipa B dos dragões (30 jogos, 18 golos e oito assistências), mas contabilizou apenas uma aparição na equipa principal. Com pretendentes no Brasil, o FC Porto não descarta lucrar com a sua venda.