FC Porto anunciou, esta noite, a saída de Vítor Bruno do cargo de treinador, após uma série de maus resultados. O treinador, que tinha contrato até 2026, não resistiu aos insucessos da equipa, que se refletiram na sua destituição.

Comunicado oficial do FC Porto

O FC Porto publicou um breve comunicado no seu site, confirmando a cessação imediata do contrato de Vítor Bruno, que estava em vigor desde o início da temporada. O clube informou que a decisão foi tomada após uma reunião de urgência convocada por André Villas-Boas, que reuniu toda a estrutura do futebol profissional portista no Estádio do Dragão.

Após o anúncio oficial da saída de Vítor Bruno, vários adeptos do FC Porto, ainda presentes no exterior do estádio, celebraram a decisão com aplausos e cânticos de apoio ao clube.

A crise no FC Porto e o despedimento de Vítor Bruno

A situação de Vítor Bruno no comando do FC Porto deteriorou-se após uma boa start da temporada, que incluiu a conquista da Supertaça, com uma vitória épica sobre o Sporting (4-3, após prolongamento), em que os dragões estavam a perder por 0-3. No entanto, a partir de novembro, os problemas começaram a surgir. A equipa não venceu em quatro jogos consecutivos, incluindo derrotas contra a Lazio (1-2 na Liga Europa), Benfica (1-4 na Liga Portugal), Moreirense (1-2 na Taça de Portugal) e um empate com o Anderlecht (2-2 na Liga Europa).

Embora o FC Porto tenha encontrado alguma estabilidade em dezembro, com cinco vitórias e um empate, o início de 2025 foi desastroso. O clube sofreu três derrotas consecutivas – contra o Sporting (0-1, nas meias-finais da Taça da Liga), Nacional (0-2) e Gil Vicente (1-3), todos na Liga Portugal.

Com a última derrota, em Barcelos, o FC Porto caiu para 3.º lugar da classificação, agora a 1 ponto do Benfica e a 4 pontos do Sporting, o que levou André Villas-Boas a tomar a decisão de despedir Vítor Bruno.

Próximo jogo do FC Porto

O próximo compromisso oficial do FC Porto é na quinta-feira, frente ao Olympiakos, na 7.ª jornada da Liga Europa. Para esta partida, duas possibilidades se abrem: ou o FC Porto será orientado por um novo treinador que será contratado nas próximas horas, ou, em alternativa, Jorge Costa, atual diretor de futebol e antigo capitão do clube, assumirá a equipa para o confronto com a equipa grega.

FC Porto – Olympiakos

  • Data: 23 de janeiro, 17h45 (hora de Portugal continental)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *