Pierre Sarratia, que tem uma vasta experiência de 30 anos na federação francesa, onde trabalhou com jogadores como Didier Deschamps e Bixente Lizarazu, foi o mentor de Franco Israel nos primeiros passos da sua carreira no Nacional (Uruguai). Ele deixa uma garantia firme sobre o guarda-redes uruguaio: “Franco Israel é o presente e o futuro do Sporting.”
Franco Israel, que começou a época atrás de Kovacevic – reforço que o Sporting contratou ao Raków –, aproveitou a lesão do guarda-redes bósnio e assumiu a titularidade. O uruguaio já realizou três jogos (Arouca, Lille e Aves SAD) sem sofrer golos, algo que não acontecia em Alvalade há anos. O Sporting conseguiu, inclusive, igualar um registo de há dez anos: cinco jogos consecutivos sem sofrer golos.
Apesar de Kovacevic ter regressado recentemente aos treinos após uma entorse no tornozelo, Israel continua firme no onze titular e deverá alinhar no próximo jogo contra o Estoril.
Aos 24 anos e na sua terceira época no clube, após ser contratado à Juventus, este pode ser o ano de afirmação de Franco Israel. Para Sarratia, não há dúvidas sobre o talento do guarda-redes: “Franco tem uma forte presença no campo, é educado e tem uma grande personalidade. No Nacional, já aos 18 anos, mostrava que tinha futuro.”
Sarratia acredita que Israel tem tudo para se afirmar no Sporting. “Os grandes clubes geralmente escolhem guarda-redes mais experientes, mas há exceções, como Donnarumma. O Franco tem o que é preciso para triunfar no Sporting,” afirmou.
Outro aspeto que Sarratia destaca é a mentalidade de Franco, algo essencial para um guarda-redes: “Um guarda-redes só tem uma posição, e isso exige uma força mental extraordinária. O Franco tem essa força e isso faz dele um grande guarda-redes.”
Sarratia, que sempre teve um carinho pelo futebol português, elogia a decisão de Israel em assinar pelo Sporting. “Portugal é um país que produz talento e o Franco tomou uma excelente decisão. Está num grande clube, que luta por títulos, e por isso já é internacional pelo Uruguai.”