Os internacionais moçambicanos Geny Catamo, do Sporting Clube de Portugal, e Reinildo Mandava, do Atlético de Madrid, saíram vitoriosos este fim-de-semana, destacando-se nos respetivos campeonatos e mantendo-se firmes na luta por lugares de destaque nas suas competições. Embora nenhum jogador moçambicano tenha marcado golos nesta jornada, as suas exibições foram determinantes para os sucessos das equipas.

No campeonato português, o Sporting CP, com Geny Catamo em campo, venceu o Arouca por 3-0, consolidando a sua posição de líder na Primeira Liga. Os golos foram apontados por Pote, Gyökeres e Trincão. Catamo entrou aos 74 minutos e mostrou-se ativo, contribuindo para algumas jogadas ofensivas da equipa. O jovem internacional moçambicano continua a afirmar-se como uma opção de qualidade no plantel leonino.

Ainda em Portugal, Gildo Vilanculos, que representa a Académica de Coimbra na Liga 3, viu a sua equipa ser derrotada em casa por 1-3. A Académica ocupa agora o 7º lugar do Grupo B, na zona de despromoção. Vilanculos foi lançado em jogo aos 65 minutos, mas não conseguiu alterar o rumo da partida.

Na Segunda Liga turca, o Igdir FK, de Ricardo Guima, sofreu uma derrota caseira por 1-2 frente ao Erokspor, o que fez com que a equipa se afastasse do segundo lugar da tabela. Guima, no entanto, não foi convocado para este jogo. O Bandirmaspor, onde atua Mexer, também atravessa uma fase complicada, com três jogos consecutivos sem vencer. A equipa perdeu por 1-0 frente ao Amed, com Mexer a entrar aos 84 minutos. O Bandirmaspor encontra-se agora na 9ª posição.

Em Espanha, o Atlético de Madrid, de Reinildo Mandava, continua a sua perseguição ao líder Barcelona na La Liga. Numa vitória por 2-0, com golos de Antoine Griezmann e Julian Alvarez, o Atlético manteve-se firme na luta pelo título. Reinildo foi lançado em campo aos 77 minutos, dando solidez defensiva à equipa madrilena.

Nos Emirados Árabes Unidos, Clésio Baúque, ao serviço do Al Arabi SC, estreou-se a titular e ajudou a sua equipa a vencer o United FC por 1-0. Também na África do Sul, Manuel Kambala brilhou na vitória do Polokwane City por 2-1 frente ao Amazulu, num jogo para a PSL.

No entanto, nem todos os moçambicanos tiveram motivos para sorrir. Pedro Santos, conhecido como Pepo, foi titular pelo Caldas SC, mas a sua equipa perdeu por 2-1 contra o Sporting B, na Segunda Liga portuguesa. Ratifo, do Chemie Leipzig, também viu a sua equipa empatar a 1-1 com o Plauen, na liga alemã.

Alguns jogadores moçambicanos ficaram de fora das convocatórias das respetivas equipas este fim-de-semana, como Jonathan Muiomo, Kimiss Zavala e Amadou.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *