Os moçambicanos na diáspora tiveram resultados animadores no fim-de-semana, com vitórias que colocam as suas equipas nos lugares de destaque em diferentes campeonatos. Zainadine Jr. recuperou-se da lesão e já foi convocado, ainda que não tenha feito um minuto sequer. Faizal Bangal continua lesionado e fora das opções do seu treinador.
Geny Catamo, Luís Miquissone, Witi, Bruno Langa, David Malembane e Stanley Ratifo foram os vitoriosos dos moçambicanos que actuam fora de portas.
Destes todos, dois merecem maior destaque por terem ajudado as suas equipas a vencer, nomeadamente Geny Catamo e Stanley Ratifo.
A jogar pelo Sporting de Portugal, e a titular (o lugar já está cativo), Geny ainda viu o Boavista adiantar-se no marcador, mas ainda na primeira parte o “leão” chegou ao empate. Na segunda parte, e tal como na jornada passada, Catamo foi determinante na recuperação do resultado ao fazer assistência para o segundo golo do Sporting e abrir o livro para uma reviravolta espectacular por 6-1, que garante mais uma vitória e a liderança isolada da Liga Portuguesa.
O Sporting tem mais um ponto que o Benfica e menos um jogo.
Já Stanley Ratifo esteve em bom plano na vitória do CfR Phorzheim no terreno do SSV Reutlingen 05. O avançado moçambicano assistiu para o primeiro golo da sua equipa, qye acabou por vencer 3-1, em jogo da 23ª jornada da Oberliga BW, a quarta divisão da Alemanha.
O moçambicano Ratifo foi titular e saiu aos 74 minutos, mas ajudou a equipa a ascender à quarta posição da prova, aproximando-se das posições de promoção para a terceira divisão.
Na segunda liga portuguesa, foi Witi, titular, que ajudou o Nacional da Madeira a somar mais uma vitória, tangencial, diante do líder Santa Clara, e ascender à terceira posição da prova, agora com 51 pontos, um lugar que dá acesso ao playoff de ascensão à Primeira Liga.
Já Bruno Langa, que foi suplente utilizado a partir dos 80 minutos, fez história ao ajudar a sua equipa a alcançar a primeira vitória na LaLiga. O Almería da Espanha derrotou, fora de portas, o Las Palmas, por 1-0, ainda assim a manter-se na cauda da tabela classificativa.
Desde a chegada de Bruno Langa, o Almería soma quatro empates, duas derrotas e uma vitória.
Outro vitorioso em campo foi Luís Miquissone. Entrado na segunda parte do jogo entre Simba e Mashujaa, Miquissone foi a tempo de ver Cletus Chama bisar e dar mais três pontos, colocando a equipa na terceira posição, agora com 45 pontos, menos sete que o líder, Young Africans. O Simba tem menos dois jogos na competição.
Por fim, dos vitoriosos foi David Malembane, que mesmo sem sair do banco viu o Noah Fc vencer o Coastal Union à tangente e colar-se ao Pyunik Yerevan no top da classificação da primeira liga da Arménia, ambos com 55 pontos.
Entretanto, há ainda a destacar Reinildo Mandava, que voltou a ser titular no Atlético Madrid, que perdeu em casa diante do Barcelona, por 3-0, bem como Ricardo Guimarães, no Chaves, também derrotado pelo Guimarães, por 2-1. Mexer foi titular mas não evitou a derrota do seu Bandimarspor diante do Eyupspor (3-2).
Gildo Vilankulo, que viu a sua equipa, Sporting de Covilhã, empatar a dois golos com Varzim, Geraldo (Juventude de Évora), que perdeu diante da Vitória do Setúbal por 3-0, Amadou, que joga no Iheu da Tanzânia e foi derrotado, Jonathan Muiomo, a jogar no SSVG Velbert e goleado por 5-0 diante do Wuppertaler da terceira divisão da Alemanha, e Alfonso Amade, que viu o Oostende da segunda liga da Bélgica derrotado, foram todos titulares nas suas equipas.
Faizal Bangal e Gianluca Lorenzoni estão lesionados e dão contributo às suas equipas, enquanto Zainadine Jr. já se recuperou da lesão e já faz parte dos convocados. Zaina não saiu do banco na vitória do Marítimo diante do Tondela por 3-0.