João Mário foi de férias a pensar na nova época do Benfica, mas está disponível para estudar ofertas; Arábia pode seduzir o médio que tem contrato até 2026

João Mário, com contrato com o Benfica até 2026, foi de férias focado em começar a nova temporada mais uma vez de águia ao peito, mas o médio de 31 anos está disponível para considerar possíveis propostas que possam ser interessantes do ponto de vista desportivo e financeiramente mais atraentes.

O internacional português continua feliz no Benfica, comprometido com o projeto e os objetivos do clube, e em completa sintonia com o treinador Roger Schmidt, como já detalhámos noutras edições. No entanto, entrou numa fase da carreira em que está mais aberto a assinar um último contrato importante.

Dificilmente surgirá um clube dos principais campeonatos da Europa disposto a pagar-lhe mais do que recebe no Benfica. Portanto, as perspetivas de saída para João Mário, na janela de transferências deste verão, deverão passar por mercados mais periféricos, especialmente por emblemas árabes, turcos ou mesmo dos EUA, embora este último seja um destino mais improvável.

Apesar da disponibilidade do médio-centro para ouvir propostas, até ao momento não lhe chegaram ofertas concretas. Assim, João Mário tenta manter-se concentrado em continuar a representar bem o Benfica na próxima época, a quarta pelos encarnados, aos quais chegou em 2020/2021, contratado a custo zero depois de rescindir com os italianos do Inter.

Estatuto

João Mário alcançou no Benfica os melhores números da carreira: quatro golos e sete assistências em 45 jogos de 2020/2021; 23 golos e 13 assistências em 51 jogos de 2022/2023, época em que as águias conquistaram o campeonato nacional; e nove golos e três assistências em 51 jogos na temporada que terminou. Está, pois, no auge da carreira e, com Roger Schmidt, ganhou maior versatilidade em campo, tendo sido utilizado como extremo direito, extremo esquerdo, médio interior esquerdo e direito, médio-defensivo, médio-centro e número 10.

Desde que assinou em 2020/2021, João Mário fez 147 jogos pelo Benfica, marcou 36 golos e fez 23 assistências. O médio é o subcapitão da equipa e no balneário é uma figura consensual, colocando em prática uma ideia que Rui Costa, presidente do Benfica, sublinhou na entrevista coletiva que deu na passada quinta-feira.

«Perdendo o Rafa [o avançado termina contrato em junho e vai sair, n. d. r.] temos de ter equilíbrio entre jovens e jogadores que tenham qualidade e experiência e possam fazer crescer os mais jovens. Procurando, desse modo, criar um núcleo de jogadores protegidos por alguns mais experientes: Otamendi, Rafa, Di María, João Mário, Aursnes. E criar um núcleo de ativos válidos desportivamente, jovens de grande valor que possam ser uma mais-valia desportiva e, só mais tarde, financeiramente», explicou o líder dos benfiquistas.

A situação de João Mário para se sentar à mesa das negociações é, porém, bem diferente da de Rafa, que finaliza contrato com o Benfica e sai livre com o passe na mão. Sendo assim difícil para João Mário conseguir um bom prémio de assinatura, o médio estaria também dependente dos encarnados para facilitar uma eventual saída neste verão. É provável que a SAD, olhando para a relação com o jogador, para a idade e a perspetiva para ele na equipa, possa facilitar se for mesmo vontade de João Mário sair, mas não é garantido que assim seja.

O experiente médio é igualmente importante para Schmidt.

«O João Mário é um jogador completo. Tem uma grande atitude e está sempre motivado. É inteligente e experiente. Faz com que os colegas joguem melhor. Não perde bolas, toma boas decisões e agora está a mostrar que também marca golos. Está num bom momento. É o segundo capitão, estamos orgulhosos e também é um jogador muito importante para mim como treinador», disse o técnico alemão em fevereiro de 2023, o que reforça a convicção de que Schmidt continua a confiar nele, agora para 2024/2025, para recuperar o Benfica depois de uma temporada que não correu bem.

O cenário, porém, parece claro na perspetiva do jogador: João Mário está feliz no Benfica, mas admite sair se surgir uma boa proposta e o candidato for sedutor.