Moçambique já tem asseguradas três medalhas de prata e duas de bronze nos Jogos Africanos de Acra-2024. O boxe é a modalidade que tem mais medalhas conquistadas.
Depois do xadrez e do voleibol de praia conquistarem as duas primeiras medalhas para o país nos Jogos Africanos de Acra, desta vez é o boxe a elevar o número de medalhas para Moçambique.
Esta quarta-feira, foi o pugilista Armando Sigaúque a vencer as meias-finais e apurar-se à final da categoria de -57kg, assegurando, desde já, a medalha de prata. Sigaúque derrotou o ugandês Karim Murungui por 4-1 e vai disputar a final esta sexta-feira, diante do nigeriano Dolapo Omole.
Quem não conseguiu chegar à final foi a pugilista Rady Gramane, que terminou a sua participação no torneio de Boxe inserido nos Jogos Africanos de Acra com a medalha de bronze, na sequência da derrota diante de Patrícia Mbata da Nigéria, nas meias-finais da competição.
Esta quinta-feira é a vez da Alcinda Panguana, na categoria dos 70kg, entrar em cena nas meias-finais, defrontando a congolesa Mbabi Tsheusi Brigitte. Panguana tem, também, assegurada a medalha de bronze, mesmo antes de competir.
No atletismo, Moçambique não conseguiu nenhuma medalha, mas Cecília Guambe alcançou o feito de chegar à final dos 100 metros barreiras, dos Jogos Africanos de Acra. A atleta moçambicana terminou na quinta posição com a mesma marca alcançada nas meias-finais, de 14 segundos, confirmando o recorde nacional da categoria.
Já Edson Deve não conseguiu superar a sua marca e nem chegar à final, ao terminar a sua série, na prova dos 200 metros livres, na quarta posição, nas meias-finais.
Moçambique é, actualmente, 27º colocado no ranking dos Jogos Africanos.