Nuno Mendes, lateral do PSG, foi o escolhido para marcar presença na conferência da Seleção Nacional no Euro’2024, discutindo diversos temas cruciais antes do embate contra a França.

“O aspeto que mais valorizo em Roberto Martínez é o espírito de equipa. Somos uma família aqui e tudo o que ele puder fazer para que os jogadores estejam bem, tanto dentro como fora de campo, é o que o carateriza mais. Saber o estado de espírito do jogador. Trabalha bem isso, e acho que estamos todos preparados para enfrentar os jogos e os treinos. Acho que é o mais importante para nós”, afirmou Nuno Mendes sobre o treinador.

Falando da sua ligação com os jogadores do PSG, Nuno Mendes destacou: “Falo com todos, dou-me bem com os cinco. Acho que vai ser um bom jogo”. Sobre Rafael Leão, sublinhou: “É muito meu amigo, falo muito com ele. Acho que temos uma boa ligação, conhecemo-nos bem, e vamos tentar dar o nosso melhor”.

Questionado sobre Rafael Leão, Nuno Mendes opinou: “Na posição dele é um dos melhores do mundo, um jogador muito possante, agressivo no um para um. É muito bom. Como é óbvio não é um jogador completo, tem de trabalhar muitas coisas como vários de nós, mas tem muito potencial para chegar a alto nível. Já está a alto nível, mas acho que pode dar mais um passo”.

Sobre a defesa contra Mbappé e os atacantes franceses, Nuno Mendes comentou: “Não sei, mas acho que é bom para nós, é um bom indício… São jogadores que têm cheiro de golo, tanto Mbappé como Dembélé. Gostam de procurar o golo. Depende deles e depende de nós, fazermos o melhor para que eles não façam golos”.

Sobre a preparação e a recuperação da equipa para o jogo contra a França, Nuno Mendes afirmou: “Penso que não. Jogámos mais tempo, jogámos mais tarde, mas ainda estamos em fase de recuperação e conseguimos fazê-lo nestes dias. Ainda temos um bom tempo e estamos todos preparados para jogar, estamos a 100%”.

Sobre a escolha entre Mbappé e Ronaldo, Nuno Mendes disse: “É complicado. Acho que é melhor fazer a um treinador essa pergunta. Eu sou jogador. Se fosse treinador escolhia os dois… Mas acho que um treinador saberá responder melhor”.

“Vai ser um jogo complicado, mas acho que temos um grupo muito competente. Como é óbvio, eles também têm jogadores muito bons. Vamos fazer o possível, treinar e fazer o que o mister manda fazer no campo. Isso é o mais importante para chegar à vitória”, disse sobre a estratégia contra a França.

Sobre a sua preparação física e mental, Nuno Mendes destacou: “Sim, tenho preparado este momento desde que me lesionei. Passou algum tempo, mas acho que toda a gente que esteve comigo fez o máximo para eu estar a 100% aqui. Estou mais do que bem, a recuperar nestes dias que faltam e preparado para o que aí vem”.

Terminando, sobre a vitória sofrida contra a Eslovénia, Nuno Mendes concluiu: “Claro que dá força à equipa, claro que estamos mais confiantes depois desta vitória. Não queríamos ir a penáltis mas conseguimos ganhar o jogo. Estamos todos motivados, é um jogo grande, onde queremos dar muitas alegrias. Vamos fazer de tudo para que isso aconteça”.