O seleccionador nacional de futebol, Chiquinho Conde, revelou a lista dos pré-convocados para os embates frente a Eswatini, em Outubro, relativos à qualificação para o CAN 2025, no Marrocos. A maior surpresa? A ausência de Kadre, melhor jogador da primeira volta do Moçambola 2024, e a inclusão de alguns regressos e novidades, como Joaquim Tsambe e Amâncio Canhemba, o “Neymar”.
Os Mambas defrontam Eswatini na Data-FIFA de Outubro, para a 3ª e 4ª jornadas do Grupo I. O primeiro jogo será no Estádio Nacional do Zimpeto, enquanto o segundo poderá decorrer no Mbombela Stadium, em Nelspruit, devido à utilização deste recinto por Eswatini como “casa emprestada”.
Chiquinho Conde já está focado em preparar a equipa para os desafios, começando com a pré-convocatória de 47 jogadores, com destaque para os atletas que actuam no campeonato interno e no estrangeiro. Entre os convocados, estão 6 guarda-redes, 11 defesas, 22 médios e 8 avançados, dos quais serão seleccionados os 23 finais.
A lista inclui grandes destaques, como a chamada do guarda-redes Joaquim Tsambe do Costa do Sol, eleito melhor guarda-redes da primeira volta do Moçambola 2024. “Aos 40 anos, Tsambe terá finalmente a oportunidade de mostrar o seu valor ao serviço da selecção nacional”, afirmou o técnico.
Outra grande novidade é o regresso de Luís Miquissone, conhecido como “Konde Boy”, que voltou ao futebol moçambicano para representar a União Desportiva de Songo. “Com três golos consecutivos no Moçambola, Miquissone tem grandes hipóteses de integrar a lista final dos 23 jogadores”, apontou Conde.
Em contrapartida, a ausência de Kadre, avançado dos Black Bulls e melhor jogador do Moçambola, foi surpreendente. Muitos esperavam que Kadre fosse incluído após as suas excelentes exibições, que ajudaram a equipa a qualificar-se para a fase de grupos da Taça CAF.
Os jogos entre Moçambique e Eswatini decorrerão entre 7 e 15 de Outubro. Atualmente, Moçambique lidera o Grupo I com quatro pontos, os mesmos do Mali, enquanto Guiné-Bissau está em terceiro com três pontos e Eswatini segue na última posição sem qualquer ponto.
Lista completa de pré-convocados:
Guarda-redes:
- Ernan Siluane (Black Bulls)
- Fasistêncio João (Fer. Nampula)
- Gion Chande (FC Wil)
- Ivane Urrubal (UD Songo)
- Kimiss Zavala (Marítimo)
- Joaquim Tsambe (Costa do Sol)
Defesas:
- Domingos Macandza (Costa do Sol)
- Bruno Langa (UD Almeria)
- Infren Matola (UD Songo)
- Reinildo Mandava (Atlético de Madrid)
- Jeremias Nhambirre (sem clube)
- Francisco Muchanga (Costa do Sol)
- Edson Sitoe (Bandirmaspor)
- David Malembana (Al Kharaitiyat)
- Feliciano Jone (Black Bulls)
- Fernando Chambuco (Black Bulls)
Médios:
- Amade Momade (Namungo FC)
- João Bonde (Fer. Beira)
- Ricardo Guimarães (Igdir FK)
- Manuel Kambala (Polokwane City)
- Keyns Abdala (GD Chaves)
- Dário Melo (UD Songo)
- Aly Zacarias (Costa do Sol)
- Shaquille Nangy (Sagrada Esperança)
- Luís Miquissone (UD Songo)
- Clésio Baúque (Al Arabi)
- Geny Catamo (Sporting CP)
Avançados:
- Amâncio Canhemba (Fer. Maputo)
- Elias Pelembe (UD Songo)
- Witiness Quembo (Dibba Al-Hisn)
- Gildo Vilanculos (Académica de Coimbra)
- Kamo Kamo (UD Songo)
- Melque Alexandre (Black Bulls)