Benfica e Chaves defrontam-se durante a tarde desta sexta-feira, a partir das 18:00 horas (horário de Portugal Continental), em jogo a contar para a 27.ª jornada da Liga Portugal, num encontro que colocará frente a frente duas equipas que estão atualmente separadas por 45 pontos na tabela classificativa. A partida, essa, será disputada no Estádio da Luz, um recinto que tem capacidade para receber cerca de 64 mil adeptos nas bancadas.
O momento de forma de Benfica e Chaves
Conteúdos
Os últimos resultados de Benfica e Chaves
Os últimos confrontos entre Benfica e Chaves em estatísticas
Benfica – Chaves: Análise ao momento de forma
À entrada para esta jornada, o Benfica posiciona-se no 2.º lugar da tabela classificativa, com 64 pontos, fruto de 20 vitórias, quatro empates e duas derrotas, e de um saldo de 60 golos marcados (média de 2.31 golos marcados por jogo) e 21 golos sofridos (média de 0.81 golos sofridos por jogo). Nas últimas cinco jornadas disputadas, os encarnados registaram quatro triunfos (Vizela, Portimonense, Estoril e Casa Pia) e uma derrota (FC Porto), tendo marcado em quatro destes encontros e sofrido golos em três ocasiões.
No que diz respeito ao desempenho da equipa nos jogos disputados no Estádio da Luz esta temporada – apenas para o campeonato -, de notar que a formação liderada por Roger Schmidt ainda não registou qualquer derrota, tendo até ao momento alcançado 11 vitórias e dois empates, com um saldo de 36 golos marcados (segundo melhor ataque em casa no campeonato, com uma média de 2.77 golos marcados por jogo em casa) e de apenas seis golos sofridos (melhor defesa em casa no campeonato, com uma média de 0.46 golos sofridos por jogo em casa).
Do outro lado teremos um Chaves que entra para esta jornada a ocupar o 18.º e último lugar da tabela classificativa, com apenas 19 pontos, fruto de quatro vitórias, sete empates e 15 derrotas e um saldo de 25 golos marcados (segundo pior ataque da competição, com uma média de 0.96 golos marcados por jogo) e 56 golos sofridos (pior defesa do campeonato, com uma média de 2.15 golos sofridos por jogo). Nas últimas cinco jornadas, os flavienses registaram um triunfo (Boavista), dois empates (Estrela da Amadora e Gil Vicente) e duas derrotas (Arouca e Vitória de Guimarães), tendo marcado e sofrido golos em quatro destes encontros.
Olhando para o desempenho da equipa fora de portas, de sublinhar que o Chaves é atualmente a segunda formação com o pior desempenho no campeonato neste particular. A equipa orientada por Moreno venceu apenas um dos 13 encontros até ao momento disputados no papel de visitante, tendo alcançado ainda quatro empates e oito derrotas, com um saldo de oito golos marcados (pior ataque fora do campeonato, com uma média de 0.62 golos marcados) e 28 golos sofridos (segunda pior defesa fora do campeonato, com uma média de 2.15 golos sofridos por jogo fora).
Os últimos onzes oficiais de Benfica e Chaves
Análise às equipas do Benfica e do Chaves
A grande dúvida no onze inicial de Roger Schmidt será novamente a posição de ponta-de-lança. No jogo contra o Casa Pia, Marcos Leonardo foi o selecionado, mas foi Arthur Cabral quem decidiu, já na segunda parte, uma partida que estava a ser difícil para as águias. Casper Tengstedt, que parece encher mais as medidas do técnico alemão, nem foi opção. Depois há também a questão dos internacionais. António Silva e João Neves não foram totalistas nos dois jogos de Portugal, frente à Suécia e Eslovénia, pelo que estarão em condições de serem titulares. O mesmo não se pode dizer de Otamendi e Di María, que tiveram utilização e também viajaram muitos quilómetros. Poderá haver uma poupança nesta dupla argentina. Expectativa para perceber se Orkun Kökçü voltará às opções do treinador ou se continuará de fora da equipa. Por outro lado, jogadores como Aursnes, João Mário, Rafa, David Neres e Trubin (apesar de ter estado ao serviço da seleção ucraniana) não somaram qualquer minuto durante esta paragem e deverão estar ‘frescos’.
Do lado do Chaves, apenas Dário Essugo, jogador emprestado pelo Sporting aos flavienses, esteve ao serviço da seleção (sub-19 de Portugal) durante esta pausa da FIFA, pelo que os restantes companheiros de equipa estiveram às ordens de Moreno para preparar os desafios que o Chaves terá pela frente até ao final do campeonato.
Benfica – Chaves: as estatísticas (Liga Portugal)
Os pontos chave do prognóstico Benfica – Chaves
- Benfica não perde um jogo no Estádio da Luz há 17 partidas consecutivas (12V e 5E).
- Chaves não vence fora de portas há 10 jogos consecutivos (5E e 5D).
- 16 dos 26 jogos que Benfica e Chaves já realizaram no campeonato terminaram com mais de 2.5 golos.
- Em 3 dos últimos 4 confrontos diretos entre Benfica e Chaves, as águias venciam ao intervalo e acabaram por vencer o encontro.
- Em 11 dos 26 jogos que o Benfica já disputaou no campeonato, as águias venciam ao intervalo e venceram no final. Já o Chaves em 9 ocasiões perdia ao intervalo e perdeu no final, é a maior tendência da equipa.
O nosso prognóstico do Benfica – Chaves
Perspetiva-se um jogo fácil para o Benfica que, apesar de ter tido alguns jogadores ao serviço das respetivas seleções durante este período FIFA, conseguiu, por outro lado, fazer descansar alguns dos seus habituais titulares, providenciando-lhes alguns dias de férias com as famílias. Esta foi uma medida já elogiada pelos jogadores, mas que no passado também já trouxe problemas à equipa de Schmidt. Veremos como corre desta vez. Contudo, no papel os encarnados são altamente favoritos. O nosso prognóstico para o Benfica-Chaves: Benfica/Benfica