Este é o jogo pelo qual todos os amantes de futebol criam enormes expectativas a cada ano que passa. Depois de terem eliminado Paris Saint-Germain e Manchester City, respetivamente, Borussia Dortmund e Real Madrid defrontam-se durante a noite deste sábado, a partir das 20 horas (horário de Portugal continental), em jogo a contar para a final da Liga dos Campeões 2023/24, num encontro que colocará frente a frente as duas equipas mais regulares desta edição da prova milionária. A partida, essa, será disputada no Estádio de Wembley, em Londres, um recinto com capacidade para receber cerca de 90 mil adeptos nas bancadas.

O momento de forma de Borussia Dortmund e Real Madrid

Os últimos resultados de Borussia Dortmund e Real Madrid

Os últimos confrontos entre Borussia Dortmund e Real Madrid em estatísticas

Borussia Dortmund – Real Madrid: Análise ao momento de forma

Esta não foi decididamente o melhor campeonato do Borussia Dortmund, mas acabou por usufruir de uma das duas vagas de desempenho europeu disponibilizadas pela UEFA a Alemanha e Itália, fazendo com que o 5.º classificado (posição em que terminou na tabela) se qualifique de forma direta para a fase de grupos da Liga dos Campeões da próxima temporada. Em 34 jornadas, o Borussia Dortmund registou 18 vitórias (53%), nove empates (26%) e sete derrotas (21%). Com uma média de dois golos marcados e uma média de 3.26 golos por jogo, a equipa de Edin Terzic tem ainda uma grande porcentagem de jogos com mais de 2.5 golos (61.8%) e em que ambas marcam (61.8%). Apesar da época relativamente fraca nas provas domésticas, o Dortmund teve um excelente desempenho da Liga dos Campeões e está agora na final.

Já o Real Madrid fez exatamente aquilo que lhe competia nas competições internas: conquistou o campeonato (e fê-lo com brio!). Os merengues terminaram a La Liga com 29 vitórias (76%), oito empates (21%) e apenas uma derrota (3%). A equipa orientada pelo italiano Carlo Ancelotti terminou a época com uma média de 2.29 golos marcados, sendo que a média de golos por jogo ronda os 3 (2.97). Tal como o seu próximo adversário, o Real Madrid também tem mais de metade dos jogos a terminarem com mais de 2.5 golos (55.3%), sendo que ambas as equipas marcaram em menor número (44.7%). Ainda assim, uma porcentagem relativamente alta.

Os últimos onzes oficiais de Borussia Dortmund e Real Madrid

Desfalques

Análise às equipas do Borussia Dortmund e do Real Madrid

Analisando a forma de jogar desta equipa alemã, idenficámos facilmente três esquemas táticos que normalmente utiliza nos seus jogos, dependendo sempre do adversário e importância desse mesmo encontro. Contudo, o Borussia Dortmund utiliza predominantemente o 4x2x3x1, em que utiliza Kobel na baliza, Ryerson pela direita e Maatsen pela esquerda e Schlotterbeck e Hummels como defesas-centrais. A Emre Can e Sabitzer é-lhes dada a missão de dar músculo ao meio-campo – com Sabitzer mais aventureiro nas subidas pelo terreno -, enquanto Jadon Sancho se coloca pela direita, Adeyemi pela esquerda e Marcos Reus pelo centro, a jogar atrás do ponta-de-lança, que em grande partes dos jogos é o alemão Füllkrug. Apesar disso, também encontramos este mesmo sistema com três variações: uma primeira em que Julian Brandt é o escolhido para jogar como apoio ao avançado, no lugar de Marcos Reus; uma segunda em que Sancho joga pelo corredor esquerdo e Adeyemi fica dedicado ao corredor direito e Brandt mantém-se no ‘miolo’; ou então com Nmecha atrás do avançado, no lugar de Reus e Brandt.

Ainda dentro dos esquemas normalmente utilizados por Edin Terdzic no Borussia Dortmund, devemos destacar o 4x5x1 puro, com uma linha de cinco médios (Sancho mais à esquerda, Nmecha a seguir, Ozcan como trinco, Brandt mais como um pivô e Adayemi pela direita) e um homem sozinho na frente (tendencialmente Füllkrug, mas também existe uma variação com a entrada de Haller para o onze). Por fim, também encontrámos jogos em que o Borussia Dortmund entra em campo com um 4x1x4x1 clássico, em que Emre Can é o trinco à frente da defesa e na linha de quatro médios que servem de suporte ao ataque estão: Sancho mais à direita, Sabitzer e Brandt formam um duplo pivô atrás do avançado (Füllkrug) e Bynoe-Gittens mais pela esquerda.

Já o Real Madrid usa preferencialmente o 4x3x1x2, com Courtois (obviamente) na baliza, Carvajal pela direita e Mendy pela esquerda com Nacho Fernández e Rüdiger como dupla de centrais. O meio-campo é composto por Camavinga no centro, a funcionar como um falso trinco, com Toni Kroos mais descaído para a esquerda e Federico Valverde ligeiramente à direita. Mais à frente temos uma das estrelas da companhia: Jude Bellingham, que serve de apoio às duas setas brasileiras que o Real Madrid tem apontadas lá na frente, Rodrygo e Vinicius Jr.

Como um homem clássico que é, Carlo Ancelotti ainda gosta de usar esquemas táticos simples mas que são muito eficientes quando bem trabalhados e têm excelentes executantes, como é o caso do 4x3x3: neste exemplo, Lucas Vázquez assume a direita da defesa, com García pela esquerda e Militão e Rüdiger ao centro. Já Ceballos assume as funções de ‘polvo’, com Modric mais solto pela esquerda e Valverde pela direita. No trio de ataque teremos Díaz na esquerda, Arda Hüler pela direita e Joselu no meio. Se ainda tem dúvidas sobre quem fica na baliza, veja o primeiro esquema tático do Real Madrid que aqui deixamos.

Borussia Dortmund – Real Madrid: as estatísticas (Liga dos Campeões)

Os pontos chave do prognóstico Borussia Dortmund – Real Madrid

  1. Real Madrid marcou mais de 1.5 golos em 7 das últimas 8 finais que disputou.
  2. Esta será apenas a 3.ª presença do Borussia Dortmund numa final da Liga dos Campeões – venceu a 1.ª vez e perdeu a 2.ª.
  3. Real Madrid não perde há 42 jogos.
  4. Borussia Dortmund não venceu 3 dos últimos 7 jogos que disputou.
  5. 55.3% dos jogos disputados pelo Real Madrid terminaram com mais de 2.5 golos…
  6. Enquanto que o Borussia Dortmund teve 61.8% dos seus encontros com mais de 2.5 golos.

O nosso prognóstico do Borussia Dortmund – Real Madrid

Tal como qualquer final, teremos certamente pela frente duas equipas que procurarão ganhar. Para tal, as duas equipas terão de procurar a baliza adversária, mas tapar os caminhos para a sua baliza também será fundamental para tentar levar a decisão até ao máximo da indefinição. Por todas e mais algumas razões que já aqui apresentámos, bem como os vários números que já divulgámos sobre a nossa análise, acreditamos que o Real Madrid é o principal favorito a vencer o troféu este sábado. Para além de ser o clube com mais títulos conquistados nesta competição, o Real Madrid acrescenta a esse dado uma sequência incrível de jogos sem perder (42), enquanto que o seu rival perdeu dois dos últimos seis que disputou. O nosso prognóstico para o Borussia Dortmund-Real Madrid: Real Madrid vence e Ambos marcam na final da Liga dos Campeões.

Real Madrid vence e Ambas marcam

Tendo em conta que mais de metade dos jogos de Borussia Dortmund como de Real Madrid esta temporada terminaram com mais de 2.5 golos, acreditamos que esta deverá ser uma aposta praticamente segura, com um odd, ainda assim, interessante. O nosso prognóstico para o Borussia Dortmund-Real Madrid: Ambas marcam ou Mais de 2.5 golos.

Prognósticos alternativos para o Borussia Dortmund – Real Madrid

Tendo em conta que mais de metade dos jogos de Borussia Dortmund como de Real Madrid esta temporada terminaram com mais de 2.5 golos, acreditamos que esta deverá ser uma aposta praticamente segura, com um odd, ainda assim, interessante. O nosso prognóstico para o Borussia Dortmund-Real Madrid: Ambas marcam ou Mais de 2.5 golos.

Ambas marcam ou Mais de 2.5 golos

Tendo em conta que mais de metade dos jogos de Borussia Dortmund como de Real Madrid esta temporada terminaram com mais de 2.5 golos, acreditamos que esta deverá ser uma aposta praticamente segura, com um odd, ainda assim, interessante. O nosso prognóstico para o Borussia Dortmund-Real Madrid: Ambas marcam ou Mais de 2.5 golos.

Real Madrid marca Mais de 1.5 golos

Tal como pode observar na aba das curiosidades em números, sete das últimas oito finais que o Real Madrid disputou terminaram com mais de 1.5 golos dos merengues. Acreditamos que, por tudo o que mostraram esta temporada, que esta veia goleadora nos grandes palcos do futebol europeu será para manter. O nosso prognóstico para o Borussia Dortmund-Real Madrid: Real Madrid marca Mais de 1.5 golos.