A Espanha irá defrontar a Croácia na primeira jornada do grupo B do Euro 2024, na Alemanha. A partida está marcada para sábado, a partir das 17:00, no Olympiastadion, na cidade de Berlim.
O grupo B apresenta-se como sendo o grupo da morte, pois é composto por Espanha, Itália e Croácia, três nações consideradas poderosas no contexto do futebol do Velho Continente.
A estreante Albânia é a outra equipa presente neste grupo B. Nuestros hermanos querem chegar longe no torneio e este duelo com os balcânicos poderá ser decisivo para as suas aspirações.
O momento de forma de Espanha e Croácia
Conteúdos
Os últimos resultados de Espanha e Croácia
Os últimos confrontos entre Espanha e Croácia em estatísticas
Espanha – Croácia: Análise ao momento de forma
Espanha e Croácia dificilmente poderiam estar mais familiarizadas uma com a outra no arranque do Euro 2024, em Berlim, já que este é o quarto Campeonato da Europa consecutivo em que os seus caminhos se cruzam. Podemos considerar a Espanha ligeiramente favorita no grupo B, em virtude da qualidade do plantel convocado, da experiência competitiva acumulada e até pelos bons indícios revelados na final four da Liga das Nações do ano passado.
Na fase de qualificação, a armada espanhola venceu o seu grupo, com 21 pontos, fruto de sete vitórias e uma derrota, com um saldo de 25 golos marcados e cinco sofridos – a única derrota aconteceu em Hampden Park, em Glasgow, frente à Escócia (2-0).
Esta é a 12.ª participação de nuestros hermanos neste torneio, a oitava consecutiva, e a 11.ª nas últimas 12 edições, ficando de fora apenas em 1992 durante essa sequência. Campeã em 1964, 2008 e 2012 (a única equipa a vencer Campeonatos da Europa consecutivos), a Espanha também foi finalista vencida em 1984, um dado que é claro quanto à sua experiência no certame.
A Espanha é a única seleção com conquistas consecutivas do Campeonato da Europa.
Já a Croácia participa pela sétima vez no Europeu e vai na sua sexta presença consecutiva na prova, tendo estado em todos os torneios desde o Euro 2004 (em Portugal) em diante. A Croácia, semifinalista do último Mundial, qualificou-se para o Euro 2024 como segunda classificada do Grupo D, atrás da Turquia, terminando com 16 pontos (um atrás da vencedora do grupo) e com um registo de cinco vitórias, um empate e duas derrotas.
A formação dos Balcãs assegurou a vaga na Alemanha com uma vitória por 1-0 sobre a Arménia, no último dia da qualificação. Uma campanha de apuramento que esteve longe de ser brilhante, tendo ficado com a marca negativa de duas derrotas consecutivas, face a Turquia e País de Gales.
Antes desta partida, espanhóis e croatas realizaram dois jogos de preparação, tendo ambos vencido as suas partidas: a Espanha venceu a Andorra (5-0), e a Irlanda do Norte (5-1), enquanto a Croácia venceu a Macedónia do Norte (3-0) e Portugal (1-2). No que toca ao confronto direto entre os dois conjuntos, não podiam estar mais igualados, já que nos seis duelos até ao momento se registam duas vitórias para cada um e dois empates.
Desfalques
Análise dos plantéis (equipas)
A Espanha alterna entre o clássico 4-3-3 e o 4-2-3-1, tendo em Rodri, craque do Manchester City, a chave-mestra de um projeto que procura aliar a clássica fúria espanhola (buscando extremos com rasgo e um jogo mais vertical) à pausa e técnica elaborada que guiou as últimas grandes conquistas.
Elementos como Pedri, Fabián Ruiz ou Mikel Merino, para não falar de revelações da La Liga como Álex Baena ou o barcelonista Fermín López, serão certamente cruciais na dinâmica da equipa orientada por Luis de la Fuente.
Já a Croácia mantém um grupo que prima pela coesão, estabilidade e segurança dos mais veteranos, mas que já começa a incorporar sangue novo nalguns setores. A seleção axadrezada é conhecida pela sua resistência e excelentes contra-ataques, nomeadamente quando não lhe é possível ter bola. O que pode perfeitamente suceder diante da congénere espanhola.
Modrić-Brozović-Kovačić, três dos atletas mais experimentados da formação dos Balcãs – e peças-chave na caminha até à final do Mundial de 2018, perdida frente à França, mantêm-se como fortes candidatos a compor o trio de meio-campo, apesar do aparecimento do talentoso Lovro Majer nos últimos dois anos, ele que pode ser a revelação croata.
Os pontos chave do prognóstico Espanha – Croácia
- Em quatro dos últimos cinco jogos da Espanha houve mais de 2,5 golos.
- Em quatro dos seis confrontos entre ambos houve mais de 2,5 golos.
- Em cinco dos oito jogos da Espanha na qualificação Europeia houve mais de 2,5 golos.
- A Espanha marcou 25 golos nos oito jogos da fase de qualificação.
- Em três dos últimos cinco jogos da Croácia houve mais de 2,5 golos.
O nosso prognóstico do Espanha – Croácia
A Espanha é uma equipa excelente: é bastante jovem, tecnicamente muito boa, mas também muito rápida, o que justifica o estatuto de candidata ao título europeu na Alemanha. Já os croatas mantêm o seu futebol elaborativo, alicerçado numa renovação do setor atacante, que poderá surpreender os seus adversários.
Historicamente, a Croácia tem dificuldades quando defronta a Espanha, mas não temos dúvidas de que estarão frente-a-frente duas das melhores equipas deste Euro 2024. Aposte num jogo com golos. O nosso prognóstico Espanha-Croácia: mais de 2,5 golos.
Prognósticos alternativos para o Espanha – Croácia
Ambas marcam
Ambas as equipas estão numa sequência positiva no que toca a golos: a Espanha marcou em quatro dos últimos cinco jogos, enquanto a Croácia facturou nos últimos cinco, incluindo no amigável com Portugal. Em três dos seis duelos entre os dois conjuntos, espanhóis e croatas marcaram.
Espanha vence
A Espanha é uma das grandes candidatas a ganhar o Europeu e vem de oito vitórias nos últimos dez jogos. Além disso, a conquista de uma prova (Ligas das Nações), aliada ao apuramento no topo do grupo, renovaram as esperanças espanholas para este Europeu.