FC Porto e Sporting encontram-se este domingo, pelas 17:15, no Estádio Nacional do Jamor, na final da Taça de Portugal. Um clássico na decisão da segunda prova do calendário português que coloca frente-a-frente o terceiro colocado da recém-concluída Liga Betclic e o novo campeão. Os azuis e brancos procuram salvar a temporada, enquanto os leões perseguem a dobradinha. O FC Porto conquistou as últimas duas edições da competição.

O momento de forma de FC Porto e Sporting

Os últimos resultados de FC Porto e Sporting

Os últimos confrontos entre FC Porto e Sporting em estatísticas

FC Porto – Sporting: Análise ao momento de forma

O FC Porto entra em campo em busca da sua 20.ª Taça de Portugal e Sérgio Conceição ambiciona a conquista da terceira prova-rainha da sua carreira. Os dragões venceram três das últimas quatro edições da competição e abordam este jogo no Jamor com a intenção de salvar a temporada. A formação da Cidade Invicta viveu uma época complicada, sobretudo a nível interno, uma vez que na Europa esteve uma vez mais em foco, caindo nos oitavos-de-final frente ao poderoso Arsenal apenas no desempate por grandes penalidades.

Mas no campeonato português a campanha dos dragões deixou muito a desejar. A equipa de Sérgio Conceição não conseguiu melhor do que terminar no último lugar do pódio, ficando assim fora da Liga dos Campeões da próxima temporada. Os azuis e brancos acabaram a Liga Betclic a uns impensáveis 18 pontos do campeão Sporting, não tendo vencido nenhum dos dois encontros com os verdes e brancos – perderam em Alvalade por 2-0 e empataram no Dragão a duas bolas, depois de terem estado a ganhar por 2-0.

Já o Sporting destacou-se pelos resultados e também pela regularidade que apresentou em campo. Com o ponta-de-lança Viktor Gyokeres em foco – autor de uns incríveis 43 golos -, os leões superaram a concorrência de Benfica e FC Porto. Na Liga Europa, a equipa orientada por Rúben Amorim foi afastada nos oitavos-de-final pelos italianos da Atalanta, que a meio da semana conquistaram a prova, batendo na final o Bayer Leverkusen. Os verdes e brancos procuram agora a dobradinha, algo que já não conseguem desde a longínqua temporada de 2001/02.

Os últimos onzes oficiais de FC Porto e Sporting

Análise às equipas do FC Porto e do Sporting

O Sporting tenta recuperar Matheus Reis a tempo da final deste domingo. O brasileiro, um jogador com grande peso na manobra leonina, é a principal dúvida. Baixas certas para Rúben Amorim são os guarda-redes Adán e Franco Israel. O jovem Diogo Pinto estará na baliza da formação de Lisboa. Se Matheus Reis estiver em condições, deverá ser ele a alinhar no corredor esquerdo do 3-4-3 de Amorim; se o brasileiro não puder ser utilizado, Amorim deve apostar em Nuno Santos, embora Esgaio também seja uma opção a ter em conta.

Do lado do FC Porto, Sérgio Conceição tem seis baixas para o clássico deste domingo no Jamor: Marcano e Zaidu devido a lesão, Iván Jaime, Jorge Sánchez, André Franco e Toni Martínez por decisão técnica. O FC Porto irá apresentar-se em 4-2-3-1, com Pepê nas costas de Evanilson, Galeno à esquerda e Francisco Conceição pela direita. O jovem extremo, filho do técnico do FC Porto, chega a esta final com a motivação em alta, depois de ter sido convocado por Roberto Martínez para o Campeonato da Europa.

Os pontos chave do prognóstico FC Porto – Sporting

  1. O FC Porto vem de sete jogos seguidos sem conhecer o sabor da derrota.
  2. O FC Porto não sofreu golos em dois dos seus últimos três jogos.
  3. O FC Porto só perdeu um dos últimos cinco clássicos contra o Sporting.
  4. O FC Porto conquistou as duas últimas edições da competição.
  5. A equipa azul e branca venceu três das últimas quatro edições da prova-rainha.

O nosso prognóstico do FC Porto – Sporting

O FC Porto ganhou três das últimas quatro edições da Taça de Portugal e chega a este duelo com o Sporting com a perfeita noção de que só a conquista da prova lhe permitirá salvar a temporada, depois de ter fracassado no campeonato. Os leões, por sua vez, ambicionam uma dobradinha que já não mora em Alvalade desde a longínqua campanha de 2001–02. Os azuis e brancos só perderam um dos últimos cinco duelos com os verdes e brancos e acreditamos que irão conseguir pelo menos um empate no final dos 90 minutos. O prognóstico FC Porto-Sporting: 1X.

Prognósticos alternativos para o FC Porto – Sporting

Ambas marcam

As duas equipas marcaram no recente jogo no Estádio do Dragão (2-2). E os dois treinadores contam com avançados de qualidade, destacando-se Evanilson nos dragões e Gyokeres nos leões. Acreditamos que haverá golos para ambos os lados na final do Jamor.

Empate ao intervalo

Tratando-se de uma final, esperamos uma abordagem táctica de ambos os conjuntos, mais preocupados em fechar os caminhos para a respectiva baliza do que arriscar no último terço. Acreditamos por isso que o resultado mais provável ao intervalo é um empate.