França e Alemanha defrontam-se durante a noite deste sábado, a partir das 20 horas (horário de Portugal Continental), em jogo de preparação das duas seleções para o Campeonato da Europa de futebol de 2024, que se realizará precisamente na Alemanha. A partida, essa, será disputada no Parque do Olympique de Lyonnais, em Lyon, um estádio com capacidade para receber cerca de 59 mil adeptos nas bancadas.

O momento de forma de França e Alemanha

França – Alemanha: Análise ao momento de forma

Depois da final do Campeonato do Mundo do Qatar 2022 perdida para a Argentina de Lionel Messi, Di María e companhia, a França disputou 10 jogos, sendo que oito deles foram para a qualificação para o Campeonato da Europa de 2024 e os restantes dois foram de cariz particular. Um desses dois duelos aconteceu precisamente contra a Alemanha, naquela que foi a única derrota dos atuais vice-campeões mundiais, por 2-1, a 12 de setembro de 2023. Durante este período – que se iniciou logo após a derrota no Qatar -, a França registou um total de oito vitórias, um empate e uma derrota, tendo marcado em todos estes encontros e sofrido golos em quatro ocasiões – todas elas aconteceram nos últimos cinco jogos. 

Do outro lado teremos uma Alemanha que não venceu os três últimos jogos que disputou, depois de ter registado um empate com o México e de ter saído derrotada dos duelos contra Turquia e Áustria (perdeu o primeiro por 3-2 e o segundo por 2-0). Aliás, se recuarmos ainda mais no tempo e estendermos a nossa análise aos últimos 10 jogos disputados pela Mannschaft, constatamos que os germânicos têm apenas dois triunfos neste período, curiosamente frente a França e Estados Unidos. A somar a estas duas vitórias, a Alemanha registou ainda dois empates (Ucrânia e México) e seis derrotas (Bélgica, Polónia, Colômbia, Japão – para além dos dois desaires já mencionados frente a Turquia e Áustria). Porém, há mais um dado a salientar: os alemães sofreram golos em 13 dos últimos 14 jogos que realizaram. Uma sequência a ter certamente em conta. 

Análise às equipas do França e do Alemanha

Antoine Griezmann será a principal baixa na turma orientada por Didier Deschamps. O avançado do Atlético Madrid está lesionado num dos tornozelos e ficará de fora da ficha de jogo da seleção francesa, algo que não acontecia há… 84 jogos consecutivos! Um dado certamente negativo que, ainda assim, não podia ficar de fora da nossa análise para este encontro, dada a influência que o esquerdino, atualmente o melhor marcador de sempre do Atlético Madrid, tem nos gauleses. 

Do lado alemão, a grande ausência será mesmo o guarda-redes Manuel Neuer, que ficou de fora destes jogos de preparação da Alemanha a contas de uma lesão muscular. É verdade que o guardião do Bayern Munique é um dos melhores de sempre da seleção germânica, mas não será a sua ausência que tornará este conjunto mais enfraquecido, apenas… diferente. 

Os pontos chave do prognóstico França – Alemanha

  1. França marcou mais de 1.5 golos em 11 dos últimos 15 jogos que disputou.
  2. Alemanha sofreu golos em 13 dos últimos 14 jogos que disputou.
  3. França só perdeu 1 dos últimos 14 jogos que disputou.
  4. Alemanha só venceu 2 dos últimos 10 jogos que disputou.
  5. 17 dos últimos 18 confrontos diretos registaram menos de 3.5 golos.

O nosso prognóstico do França – Alemanha

Apesar de o último resultado entre as duas seleções ter sido favorável à turma alemã, acreditamos que a França reúne todas as condições para vencer o duelo deste sábado. Os franceses atravessam um momento muito mais positivo, com melhor sequência de resultados, enquanto que os alemães têm apenas duas vitórias nos últimos 10 jogos que disputaram, números que revelam bem o quão difícil tem sido para a Mannschaft alcançar bons resultados. O nosso prognóstico para o França-Alemanha: França/Empate e Menos de 3.5 golos.