Depois da vitória suada sobre a Chéquia (2-1), a Seleção Nacional irá defrontar a Turquia na segunda jornada do grupo F do Euro 2024. A partida está marcada para sábado, a partir das 17:00, no Signal Iduna Park, na cidade de Dortmund, na Alemanha.

Uma Turquia com muito talento e que deu nas vistas no seu jogo de estreia, frente à Geórgia (3-1), diante de um Portugal que tem uma das melhores gerações da sua história, esperando-se por isso uma grande resposta neste Europeu.

Em caso de vitória no desafio deste sábado, em Dortmund, a equipa das Quinas terá o apuramento para os oitavos-de-final praticamente assegurado – e provavelmente na primeira posição. Contudo, isto também é válido para a seleção adversária, e este embate vai ser encarado pelas duas equipas como uma autêntica final.

Serão os comandados de Roberto Martínez capazes de viver um desafio tranquilo perante um estádio que estará maioritariamente ocupado por turcos? Pela qualidade das individualidades lusas, os adeptos portugueses esperam que Portugal não só vença, como convença!

Qual é o prognóstico da SportyTrader para o jogo de futebol entre Turquia e Portugal?


O prognóstico do jogo entre Turquia e Portugal é: mais de 2,5 golos.

Probabilidades segundo o nosso algoritmo* dos diferentes prognósticos de futebol 1X2 possíveis e as melhores odds para o jogo de 22/06/24 entre Turquia e Portugal da Euro:

O algoritmo calcula uma probabilidade de 29.94% para o prognóstico vitória do Turquia contra o Portugal
A probabilidade para o prognóstico empate entre Turquia vs Portugal é de 11.15%
O nosso modelo de previsões dá 58.91% de hipóteses para uma aposta na vitória de Portugal vs Turquia

Turquia – Portugal Prognóstico

O momento de forma de Turquia e Portugal

Classificação

Os últimos resultados de Turquia e Portugal

Os últimos confrontos entre Turquia e Portugal em estatísticas

Turquia – Portugal: Análise ao momento de forma

A Turquia defrontou a Geórgia, no jogo de estreia dos georgianos em competições internacionais, e levou a melhor. Numa partida bem disputada, os turcos venceram por 3-1. Apesar da excelente exibição turca, este resultado acaba por ser pesado para a admirável seleção georgiana, que não desmereceu!

M. Müldür abriu o marcador ao minuto 25 com um golo monumental, antes de Mikautadze empatar o jogo a favor da Geórgia à passagem do minuto 32. Finalmente, o jovem craque do Real Madrid, Arda Güler permitiu à Turquia recolocar-se na frente do marcador ao minuto 65, com mais um grande golo, antes de Aktürkoğlu sentenciar a partida, no último minuto do encontro, quando a Geórgia deixava prever o empate com várias ocasiões de golo iminente!

Três pontos para a Turquia numa partida sensacional, que permite à seleção de Kökçü ter ambições redobradas neste Grupo F, já que este resultado deixa a equipa comandada pelo italiano Vincenzo Montella na frente do grupo de Portugal neste Europeu.

Turquia venceu uma admirável seleção georgiana, que também poderia ter vencido a partida (3-1)

Já Portugal sofreu, mas venceu a Chéquia na estreia (2-1). A Seleção lusa permitiu um golo no início da segunda parte, por parte de Provod (62′), que marcou num excelente pontapé, contra todas as expectativas. Durante mais de uma hora, só deu Portugal, apesar de não ter ameaçado muito o guarda-redes checo. Afinal, tratou-se de uma posse de bola quase esmagadora de 70% relativamente estéril.

A Seleção das Quinas conseguiu, no entanto, a reviravolta, reagindo bem ao golo checo, logo ao minuto 69. Portugal não se pode queixar de falta de sorte, visto que se tratou de um autogolo do defesa central, Hranáč, após um cabeceamento de Nuno Mendes desviado pelo guarda-redes contra o colega de equipa, acabando na própria baliza.

Finalmente, já em tempo de compensação (90+2′), Francisco Conceição deu a vitória a Portugal, após excelente jogada de Pedro Neto. Mérito teve também o Selecionador Nacional, Roberto Martínez, que fez três substituições (tardias?) perto do minuto 90, que tiveram impacto direto no tento da vitória. Não nos podemos esquecer que, antes da jogada de insistência de Pedro Neto, Nélson Semedo travou uma investida checa, permitindo a Portugal recuperar a bola e lançar mais um ataque. O que faz com que turcos e portugueses tenham três pontos, após a primeira jornada.

Há cerca de três milhões de turcos a viver na Alemanha

Voltando à Turquia, participa pela terceira vez consecutiva numa fase final de um Europeu e pela sexta no total. Nas duas últimas participações, os turcos foram eliminados na fase de grupos, mas atingiram as meias-finais em 2008, tendo perdido contra a Alemanha (3-2). Desde então, os turcos tentam voltar a patamares superiores do futebol europeu. E com cerca de três milhões de turcos a viverem em território germânico – e uma forte ligação ao país – e com uma seleção de grande talento, tudo o que não seja atingir a fase a eliminar será considerado um fracasso.

A Turquia realizou uma fase de apuramento espetacular, terminando em 1.º lugar, num grupo que tinha Croácia, País de Gales, Arménia e Letónia. Contudo, nos jogos de preparação os comandados de Montella não venceram nenhum – perderam contra a Hungria (1-0), Áustria (6-1) e Polónia (2-1) e empataram a zero com a Itália.

Em termos de confrontos oficiais mais recentes, os adeptos turcos não têm as melhores recordações da Seleção lusa. Na rota da qualificação para o último Campeonato do Mundo, do Qatar, as duas seleções cruzaram-se na determinante partida da meia-final do play-off, que sorriu a Portugal (3-1). Diogo Jota e Matheus Nunes, presentes na Alemanha, marcaram nessa partida. Em 2008, também se cruzaram na fase de grupos do Europeu, com outra vitória lusa (2-0), tal como no Euro 2000, no mesmo contexto e com o mesmo resultado favorável a Portugal.

Portugal só perdeu dois jogos às ordens de Martínez: dois amigáveis

Recorde também que Portugal participa num Europeu pela oitava vez consecutiva, a nona no total. Em 2016, o conjunto luso sagrou-se campeão europeu, depois de vencer a França na final, e chega a esta competição como uma dos mais fortes candidatos a vencer o troféu.

A seleção lusa foi a única equipa a ganhar todos os jogos da fase de qualificação para o Euro 2024, tendo marcado 36 golos e sofrido apenas dois. Sob o comando de Roberto Martinez apenas perdeu dois jogos até ao momento, em dois desafios de preparação, contra a Eslováquia (1-0) e a Croácia (2-1). O técnico espanhol soma 14 vitórias e duas derrotas ao comando da equipa das Quinas – um registo de todo impressionante.

Pelos resultados mais recentes e pela qualidade do plantel, com craques mundiais em vários grandes clubes europeus, Portugal é favorito a vencer esta partida. Agora, Roberto Martínez deverá encontrar a fórmula mais adequada não só para vencer o jogo e garantir o primeiro lugar, como também voltar a convencer em termos de ideias de jogo e de futebol praticado. Sendo uma das candidatas deste Europeu, a partida frente à Chéquia, assim como os jogos de preparação, deixaram a desejar e começam a preocupar os adeptos lusos.

Os últimos onzes oficiais de Turquia e Portugal

Desfalques

Análise dos plantéis (equipas)

Do lado da seleção da Turquia, o italiano Montella utilizou um sistema de 4-2-3-1, uma estrutura em que Hakan Calhanoglu é a grande referência, com os jovens promissores Arda Güler e Kenan Yildiz a deixarem com água na boca aos adeptos do futebol. O jovem do Real Madrid marcou o segundo golo da equipa, um dos melhores tentos do Europeu até ao momento.

O técnico italiano deverá apostar no mesmo onze frente a Portugal, mantendo assim na equipa titular o médio-ofensivo benfiquista Orkan Kokçu, ele que também esteve em destaque no encontro com a Geórgia. Can Kahveci, lesionado, é baixa para esta partida da segunda ronda da fase de grupos.

Nuno Mendes teve forte impacto quando passou para a sua posição natural

Já na equipa de Portugal, Roberto Martínez surpreendeu ao colocar Nuno Mendes como central do lado esquerdo, ao lado de Rúben Dias e Pepe no jogo de estreia. João Cancelo e Diogo Dalot ficaram responsáveis pelas laterais, com Cancelo a derivar quase sempre para o centro do terreno, permitindo algumas subidas de Nuno Mendes. Para esta partida, Palhinha deverá regressar ao onze inicial, quer seja em 3-4-3, ou em 4-3-3, até porque ficou à vista de todos contra a Chéquia que o meio-campo luso foi muito macio.

De facto, houve demasiados elementos no corredor central, muitas vezes com dois jogadores a virem buscar jogo nos mesmos espaços. Se a Chéquia abandonou a posse de bola, mesmo assim tivemos a sensação que os jogadores lusos jogaram num bloco demasiado concentrado, ocupando mal os espaços e com poucas combinações e criatividade em zonas mais avançadas, nomeadamente perto da área adversária.

Destaque para Vitinha e Nuno Mendes, os dois melhores jogadores de Portugal frente aos checos, com o lateral-esquerdo do Paris Saint-Germain a ter um evidente impacto positivo quando passou para a sua posição natural, dando dinamismo ao flanco esquerdo e participando no golo do empate. Francisco Conceição, autor do tento do triunfo, é um ás de trunfo que Martínez deve lançar durante o jogo, sem esquecer Pedro Neto que com uma excelente ‘rasgadura’ que permitiu o segundo golo português. Ambos os ‘espalha-brasas’ tiverem muito tempo em campo, mas suficiente para serem determinantes.

Apostamos no onze de Portugal vs Turquia

  • Diogo Costa
  • Cancelo – Pepe – Rúben Dias – Nuno Mendes
  • Palhinha – Vitinha – Bruno Fernandes
  • Bernardo Silva – Rafael Leão – Cristiano Ronaldo

Apesar da vitória e a posse de bola que não deixou muitas hipóteses à República Checa, a exibição portuguesa teve muito pontos de debate e nem tudo foi perfeito, antes pelo contrário. Como evocamos anteriormente, achamos que a presença de Palhinha pode ser uma das soluções. Também pelo equilíbrio natural que acaba por dar à equipa.

Deste modo, o nosso sacrificado seria um dos laterais, especialmente Diogo Dalot. De resto, não apostamos em grandes trocas, nomeadamente partindo do princípio que esta equipa tornou a ter muitas dúvidas reveladas na fase de preparação, entre a fase de qualificação e a fase final deste Campeonato da Europa. As rotinas devem ser cimentadas, acima de tudo.

Várias unidades estiveram abaixo e terão que mostrar muito mais para justificar uma terceira titularidade

Assim sendo, as exibições menos conseguidas de Rafael Leão ou Bernardo Silva, por exemplo, não deverão (a nosso ver), colocar as suas presenças em dúvidas. Até porque nem sempre se pode estar ao melhor nível, e devem recuperar confiança rapidamente. No caso do craque do Manchester City, foi menos vistoso, mas também por que acaba sempre por sacrificar-se em prol da equipa.

Por outro lado, com a grande exibição de Vitinha, que se assume cada vez mais como um dos patrões do meio-campo, é pouco provável que Bernardo Silva seja usado a partir do coração do jogo. Bruno Fernandes é o líder da equipa, enquanto que Cristiano Ronaldo mostrou-se muito motivado e a um bom nível.

Turquia – Portugal: as estatísticas (Euro)

Os pontos chave do prognóstico Turquia – Portugal

  1. Em quatro dos últimos cinco jogos de Portugal houve mais de 2,5 golos.
  2. Em três dos sete confrontos entre ambos houve mais de 2,5 golos.
  3. A Turquia sofreu dez golos nos últimos cinco jogos.
  4. Nos jogos de ambas na primeira jornada do Europeu houve mais de 2,5 golos.
  5. Em três dos últimos cinco jogos da Turquia houve mais de 2,5 golos.

O nosso prognóstico do Turquia – Portugal

Em Dortmund, Portugal tem obrigação de vencer, mas a primeira ronda do Euro mostrou-nos que nem há jogos fáceis, nem adversários que entrem em campo apenas para não perder. É verdade que Portugal tem-se dado bem contra a Turquia, mas a formação turca entrará em campo sem tanta pressão e com muito entusiasmo, fortemente apoiada pelo seu público.

Esperamos por isso um jogo eletrizante, com várias oportunidades de golo para as duas equipas, ainda que o favoritismo pertença, naturalmente, à equipa das Quinas. Aposte num resultado com alguma expressão neste encontro em Dortmund. O prognóstico Turquia-Portugal: mais de 2,5 golos.

Prognósticos alternativos para o Turquia – Portugal

Ambas marcam

Ambas as equipas estão numa sequência positiva no que toca a golos: a Turquia marcou em oito dos últimos dez jogos, enquanto Portugal facturou em nove dos últimos dez jogos. Mas também sofreram golos em quatro dos seus últimos cinco compromissos. Além disso, em três dos sete duelos entre si turcos e portugueses marcaram.  

Portugal vence

Portugal venceu 14 dos 16 jogos sob o comando do técnico espanhol Roberto Martinez, tendo perdido apenas dois jogos de preparação. E a equipa das Quinas venceu seis dos sete duelos contra a Turquia – perdeu apenas um deles, também aqui de carácter amigável.