Desde que assumiu o comando técnico do Sporting, Rúben Amorim conquistou todos os troféus nacionais, exceto a Taça de Portugal, que tem sido esquiva. Ao longo de 190 jogos oficiais como treinador leonino, Amorim acumulou um campeonato, duas Taças da Liga e uma Supertaça.

Enquanto jogador, Amorim venceu a Taça de Portugal em 2014 ao serviço do Benfica, mas como treinador, este é o único troféu a nível nacional que ainda não conseguiu alcançar. Durante a sua passagem pelo SC Braga, conquistou a Taça da Liga em 2019/2020 antes de se transferir para Alvalade em março. A temporada seguinte foi marcada pela conquista do título nacional, mas na Taça de Portugal, o Sporting foi eliminado nos oitavos de final pelo Marítimo, após golear o Sacavenense (7-1) e vencer o Paços de Ferreira (3-0).

Na época seguinte (2021/2022), o Sporting chegou à meia-final da Taça de Portugal, sendo derrotado pelo FC Porto após eliminar Belenenses (4-0), Varzim (2-1), Casa Pia (2-1) e Leça (4-0). Na campanha de 2022/2023, os leões sofreram uma derrota surpreendente frente ao Varzim na terceira eliminatória (0-1), um revés que Rúben Amorim recordou aos jogadores no início da presente temporada.

Fiel às suas ambições, Rúben Amorim expressou o desejo de colocar a Taça de Portugal no museu do Sporting com o seu toque pessoal. “Há essa falha. Fomos a uma meia-final, na qual fomos eliminados pelo FC Porto. Esta taça é um dos objetivos da época. O clube quer muito, e o treinador também quer muito ganhar uma Taça de Portugal pelo Sporting,” destacou Amorim na antevisão ao jogo com o Tondela.