Rúben Amorim está prestes a fazer história no Sporting ao conquistar o bicampeonato nacional, algo que não acontece há 72 anos. A última vez que um treinador leonino conseguiu vencer duas temporadas consecutivas foi Randolph Galloway, no final dos anos 40 e início dos anos 50.
Galloway foi um marco durante uma época áurea dos leões, uma fase que também marcou a saída de Fernando Peyroteo, o maior goleador português de todos os tempos e um dos Cinco Violinos, juntamente com Jesus Correia, Vasques, Travassos e Albano.
Depois de Galloway, a dupla Otto Glória e Juca foi a última a conseguir dois títulos nacionais pelo Sporting. Curiosamente, Otto Glória foi despedido após um único jogo, referindo que “não se fazem omeletas sem ovos”, criticando a qualidade do plantel. Juca, inicialmente interino, acabou por conquistar o campeonato com uma vitória sobre o Benfica, tornando-se um nome histórico no clube.
O Sporting de Amorim tem pontos em comum com o de Juca, principalmente a idade dos treinadores quando conquistaram os seus primeiros títulos: Juca tinha 33 anos e Amorim 36. Ambos também contaram com equipas com uma forte base na formação.
Frederico Varandas, presidente do Sporting, também está perto de entrar para a história do clube, estando na senda de João Rocha, o lendário presidente que dá nome ao pavilhão do clube. Varandas está prestes a celebrar o seu segundo campeonato em seis anos à frente do Sporting, enquanto João Rocha conseguiu o mesmo feito em sete anos.