Os ingleses preparam uma proposta que atinge o valor da cláusula de rescisão do defesa-central; boas relações entre os clubes podem facilitar entendimento com objetivos e prazos de pagamento.

O Manchester United está a preparar uma proposta por Gonçalo Inácio e vai alcançar os 60 milhões de euros estipulados na cláusula de rescisão do central de 22 anos, o valor único pelo qual a administração do Sporting admite a transferência de um jogador considerado imprescindível pelo treinador Rúben Amorim. Os red devils, no entanto, poderão negociar com os leões o alargamento dos prazos de pagamento ou objetivos que façam a operação ser parcelada no tempo, segundo apurou A BOLA.

As boas relações que existem entre os dois clubes, construídas desde 2003 com a transferência de Cristiano Ronaldo e reforçadas com Nani, Marcos Rojo e mais recentemente Bruno Fernandes, podem facilitar a operação, sendo certo que, no final das contas, os leões terão de encaixar os 60 milhões da cláusula de rescisão.

Há muito que o Manchester United segue Gonçalo Inácio e, tal como noticiámos na terça-feira, o clube inglês já encetou contactos exploratórios e prepara-se então para avançar com uma proposta nos próximos dias.

O leão é alvo preferencial dos red devils e a administração verde e branca terá de precaver-se para a eventual saída de um dos elementos mais importantes do plantel. Ou seja, na saída do internacional português, os leões irão ao mercado colmatar a ausência. Seria o segundo defesa-central contratado para 2024/2025, depois do belga Zeno Debast, que representava o Anderlecht e custou aos verdes e brancos 18 milhões de euros.

Gonçalo Inácio, que renovou contrato com os leões em agosto de 2023 – estando agora ligado aos verdes e brancos até junho de 2027 -, há muito que é seguido sobretudo em Inglaterra, onde também tem sido apontado ao Liverpool. Esse cenário poderia ganhar mais força se Rúben Amorim tivesse sido escolhido para substituir Jurgen Klopp no comando técnico dos reds, e não o neerlandês Arne Slot, ex-Feyenoord. Também o Newcastle foi apontado como possível destino para o central do Sporting, mas essa possibilidade foi perdendo força – Diomande, companheiro de defesa de Gonçalo Inácio, também tem sido seguido pelo emblema do norte de Inglaterra, mas nunca nada se concretizou. Já Inácio no Manchester United tem muito para acontecer.

Recorde de jogos numa só época igualado


Nas duas últimas temporadas, Gonçalo Inácio esteve em campo 108 vezes, entre presenças pelo Sporting e pela Seleção Nacional. O defesa-central de 22 anos realizou precisamente 54 jogos em cada uma das temporadas e é previsível que venha a estabelecer um novo máximo de carreira em 2023/2024, em função dos encontros de preparação e das partidas do Campeonato da Europa.

Para já, o recorde de carreira do jogador está igualado, depois de nesta terça-feira ter jogado por Portugal no particular com a Finlândia. Na presente temporada, o central leonino esteve em 49 jogos do Sporting e 5 da Seleção Nacional.