Gyokeres e Trincão não viajaram para a Alemanha, enquanto Quenda será poupado. Assim, o trio ofensivo do Sporting prepara-se para ser renovado na sua totalidade. As alterações incluem mudanças nos protagonistas e até no sistema de jogo. Biel será integrado no onze e sete jovens da equipa B fazem parte da convocatória.

Champions League – Fase Final
Conteúdos
Jornada 1/16, 19 de fevereiro de 2025
Borussia Dortmund vs. Sporting
Hora: 17:45
Estádio: Signal Iduna Park
Árbitro: Davide Massa
Competição: UEFA Champions League 2024/2025
Rui Borges não revelou todas as suas intenções, mas deixou em aberto a possibilidade de várias mudanças. O Sporting tem uma missão desafiadora: inverter o resultado desfavorável de 0-3 no jogo de Alvalade. O discurso do técnico foi claro: é fundamental terminar este percurso com uma vitória, ao mesmo tempo que gere a condição física dos jogadores mais fatigados nas últimas partidas. Com muitas limitações no plantel, Borges também deverá ter em mente o importante confronto de domingo contra a Vila das Aves, onde a margem para erro é nula.
Para isso, espera-se que Rui Borges não apenas mude os protagonistas em Dortmund, mas também o sistema, regressando ao 3-4-3 utilizado anteriormente, de forma a maximizar as opções disponíveis para este jogo.
Formação Provável
A baliza será o único setor sem alterações, com Rui Silva a manter a titularidade. O tridente defensivo deverá incluir Eduardo Quaresma à direita, Diomande no centro (ausente na Vila das Aves devido a castigo) e Gonçalo Inácio à esquerda. Este trio está bem rotinado e adaptado a este modelo.
Na linha intermédia, Fresneda jogará pela direita e Matheus Reis pelo flanco oposto. O meio-campo será composto pelo indispensável Hjulmand e o adaptado Debast, permitindo assim dar algum descanso a João Simões, que será uma opção para o próximo jogo da liga devido ao castigo de Hjulmand.
Trio Inédito no Ataque
O ataque será o principal ponto de mudança, já que Gyokeres e Trincão não estão disponíveis. Harder assume a responsabilidade de marcar golos no lugar de Gyokeres, acompanhado por Biel, um extremo brasileiro que se prepara para fazer a sua estreia no onze. Maxi Araújo, que tem jogado como lateral-esquerdo, subirá no terreno para uma posição mais avançada, onde também se destacou na era de Ruben Amorim. Esta mudança permitirá a Quenda descansar, após vários jogos desgastantes.
Jovens em Destaque
Devido às lesões de Nuno Santos, Pedro Gonçalves, St. Juste, Morita, Bragança e Geny Catamo, Rui Borges incluiu sete jovens da equipa B na convocatória: José Silva (defesa), Eduardo Felicíssimo, Alexandre Brito e Manuel Mendonça (médios), assim como Rafael Nel, Lucas Anjos e Afonso Moreira (avançados).
Afonso Moreira, em particular, pode ter uma oportunidade de titularidade como parte do tridente ofensivo, caso Rui Borges decida dar descanso a Maxi Araújo, que tem sido um dos mais utilizados.
Convocados do Sporting:
- Guarda-redes: Rui Silva, Franco Israel, Diego Callai
- Defesas: José Silva, Esgaio, Fresneda, Gonçalo Inácio, Eduardo Quaresma, Diomande, Debast, Matheus Reis, Maxi Araújo
- Médios: Hjulmand, João Simões, Eduardo Felicíssimo, Alexandre Brito, Manuel Mendonça
- Avançados: Biel, Afonso Moreira, Quenda, Lucas Anjos, Rafael Nel, Harder