O avançado internacional suíço, Zeki Amdouni, chegou à Luz por empréstimo, mas já há um plano definido para o manter no Benfica em definitivo. Embora ainda não tenha sido titular, os seus minutos em campo têm impressionado, reforçando a convicção da SAD encarnada de que é um jogador para apostar a longo prazo.
Amdouni, de 23 anos, foi emprestado pelo Burnley com uma taxa de €2 milhões e uma cláusula de compra de €20 milhões. Apesar de ser um investimento considerável, o Benfica está disposto a avançar com a compra, já tendo alinhavado os termos com o clube inglês e o jogador.
O avançado entrou aos 67 minutos no último jogo contra o Gil Vicente e, aos 78′, marcou o primeiro golo com a camisola do Benfica, ajudando na vitória por 5-1. Em apenas quatro jogos, todos como suplente, Amdouni já mostrou pormenores de qualidade, como o remate ao poste contra o Estrela Vermelha na Champions League.
A polivalência de Amdouni — capaz de atuar nas posições de extremo e segundo avançado — é outra característica que agrada ao treinador Bruno Lage. Rui Costa, presidente do Benfica, já deixou claro o plano para o jogador: “Temos esperança de que no final da época ele seja nosso jogador”, afirmou recentemente.
A SAD do Benfica já seguia o atacante há algum tempo, especialmente depois da excelente época de Amdouni no Basileia, onde marcou 22 golos em 52 jogos. As saídas de atacantes como Rafa e Neres abriram espaço para a contratação do suíço, aproveitando a descida do Burnley à Championship.
Além de conquistar os dirigentes do clube, Amdouni já começa a cativar os adeptos com a sua personalidade carismática, expressa nas celebrações dos golos, imitando um tiro de precisão. Com dupla nacionalidade suíça e turca, Amdouni tem a vantagem de falar turco, o que facilita a sua adaptação, contando ainda com a ajuda de colegas como Kokçu e Akturkoglu.