A queixa apresentada pela Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF) contra João Pereira, novo técnico do Sporting, tem gerado reações de vários profissionais do futebol. A ANTF questiona as habilitações do ex-jogador para treinar uma equipa da Liga, acusando-o de não reunir os requisitos necessários. Esta posição foi criticada por David Simão, capitão do Arouca, que considerou a denúncia um momento “triste” e apelou à melhoria das condições para a formação de novos treinadores em Portugal.
Em publicação no Instagram, David Simão expressou o seu desagrado com a situação, afirmando: “Até quando vão dizer que os jogadores se devem preparar para o pós-carreira e depois não dão acesso a essa mesma preparação?” O capitão do Arouca defendeu que é impossível para um jogador em Portugal estar pronto para ser treinador logo após o fim da sua carreira, criticando a falta de apoio nesse processo. O jogador pediu ainda que se criem condições para que ex-atletas possam tirar cursos de treinador sem obstáculos, frisando que é necessário “ajudar” e não dificultar o caminho para os que desejam seguir esta carreira.
David Simão concluiu dizendo: “Não sei de quem é a culpa, acredito que sejam regras, mas algo tem de ser feito a esse respeito, porque nem todos os ex-jogadores podem esperar sem emprego vários anos até à conclusão do mesmo.” Quanto à denúncia feita pela ANTF, Simão optou por não se pronunciar, afirmando que acredita que a queixa não tenha sido originada pela própria associação.