O Benfica recebe o Bolonha para o último jogo da fase de grupos da Liga dos Campeões. A partida está marcada para quarta-feira, 11 de dezembro, às 21h00, no Estádio da Luz, em Lisboa. A equipa portuguesa busca consolidar a sua posição no grupo, enquanto os italianos tentam pôr fim à série de derrotas.
Contexto das equipas
O Benfica venceu o Mónaco (2-3) na última jornada, com dois golos marcados nos últimos seis minutos da partida. Com esta vitória, as águias somam agora 9 pontos. Por sua vez, o Bolonha perdeu contra o Lille (1-2) na última jornada, somando a quarta derrota em cinco jogos. Este será o primeiro confronto entre Benfica e Bolonha e apenas o quinto jogo europeu do clube italiano contra equipas portuguesas.
Após um bom percurso na Europa, a equipa de Bruno Lage também tem vindo a recuperar terreno no campeonato português. O Benfica ultrapassou o FC Porto e, caso vença o jogo em atraso contra o Nacional na Madeira, poderá assumir a liderança da competição. Com 14 vitórias em 16 jogos sob a direção de Lage, o Benfica encontra-se numa excelente fase.
O percurso recente das equipas
O Benfica venceu 5 dos seus últimos 6 jogos (83%), com uma única derrota (17%). No entanto, os jogos em casa na Liga dos Campeões não têm sido tão favoráveis, com apenas uma vitória nos últimos seis jogos em casa (quatro derrotas). Por outro lado, o Benfica venceu os seus cinco últimos jogos fora de casa.
O Bolonha, por sua vez, marcou apenas um golo em cinco jogos da Liga dos Campeões. A equipa italiana perdeu quatro vezes consecutivas, contra Liverpool (2-0), Aston Villa (2-0), Mónaco (0-1) e Lille (1-2), marcando apenas um golo e sofrendo sete. No campeonato italiano, o Bolonha vem de um empate contra a Juventus (2-2), o seu sétimo empate em 14 jogos esta temporada.
Composições prováveis e ausências
O Benfica terá de lidar com as ausências de Renato Sanches e Tiago Gouveia, ambos lesionados. O melhor marcador da equipa, o avançado turco K. Akturkoglu (6 golos), e A. Di María, que está em excelente forma com 4 golos e 2 assistências esta temporada, são os jogadores-chave. Espera-se também o regresso de Kokçu ao onze, depois de cumprir castigo. Amdouni, que se destacou no jogo contra o Mónaco, poderá igualmente ser titular.
Do lado do Bolonha, Aebischer, Lykogiannis, Cambiaghi, El Azzouzi e Orsolini estão lesionados. O extremo Dan Ndoye, que está em excelente forma, será sem dúvida um dos elementos mais perigosos para a equipa italiana, tal como o meio-campista Tomasso Pobega, um jogador talentoso com grande capacidade de passe. Sam Beukema, defesa neerlandês, também será um jogador a ser monitorizado.
Estatísticas chave e tendências
- O Benfica marcou 59 golos em 19 jogos nesta temporada, com uma média de 3,1 golos por jogo.
- O Bolonha, por outro lado, marcou 7 golos em 5 jogos europeus, com uma média de 1,4 golos sofridos por jogo.
- Em 4 dos 5 jogos do Benfica na Liga dos Campeões houve mais de 2,5 golos.
- Em três dos cinco últimos jogos do Bolonha fora de casa houve mais de 2,5 golos.
- Nos cinco últimos jogos em casa do Benfica, houve também mais de 2,5 golos.
Pronóstico do jogo
O Benfica está atualmente à procura de uma vaga para os oitavos de final, enquanto o Bolonha luta por uma vaga nos play-offs. Os portugueses são os favoritos para esta partida, mas prevemos um jogo muito animado, com vários golos. A probabilidade mais alta é que o jogo termine com mais de 2,5 golos.
Pontos chave do pronóstico:
- Em quatro dos cinco jogos do Benfica na Liga dos Campeões houve mais de 2,5 golos.
- O Benfica tem uma média de 3,1 golos por jogo nesta temporada.
- Em três dos cinco últimos jogos fora de casa do Bolonha houve mais de 2,5 golos.
- O Bolonha sofreu 7 golos em 5 jogos da Liga dos Campeões.
Pronóstico final:
Antecipamos um jogo com muitos golos e uma vitória do Benfica. O resultado provável será com mais de 2,5 golos.
Pronóstico recomendado: Mais de 2,5 golos.